28 de abril de 2024 07:14

Na mais mineira cidade do Rio, a praia desconhecida do povo das gerais

Entre Cabo Frio e Búzios, uma praia desponta como refúgio para quem procura sossego e, ao mesmo tempo, se aventurar em trilhas e esportes náuticos. Certificada com a Bandeira Azul, livre de impurezas, ela merece uma visita

Férias e verão chegando, a corrida para curtir uma boa praia em família e um lugar ao Sol, faz de Cabo Frio ser o destino preferido dos mineiros. Quando se pensa no balneário da região dos Lagos, no Rio de Janeiro, já vem em mente as areias brancas da Praia do Forte e o movimento frenético do calçadão e, de quebra, o reencontro de vizinhos e amigos.

Mas o que muitos viajantes das gerais não sabem, é que existe um paraíso escondido nessa mesma cidade, bem mais tranquilo, sem ‘muvuca’, com belas paisagens, piscinas naturais, águas mornas e trilhas – bem-vindo ao Peró.

“Perto do mar, a gente é mais feliz” as placas expostas na Praia do Peró, mostram um tesouro que encanta os visitantes por sua beleza natural preservada, com suas águas cristalinas e paisagens deslumbrantes. Um dos destinos mais encantadores de Cabo Frio, a praia fica na saída para Búzios, e a cerca de 13 quilômetros de distância da Praia do Forte.

   Tranquilidade e água cristalina são atrativos da Praia do Peró, em Cabo Frio
Tranquilidade e água cristalina são atrativos da Praia do Peró, em Cabo FrioCarlos Altman/EM

A região do Peró é ideal para quem busca contato com a natureza e tranquilidade, pois possui uma área de preservação ambiental e é certificada com a Bandeira Azul, um selo internacional que atesta a qualidade da água, da areia, do acesso, da mobilidade e da segurança do local. Além disso, a praia é o point de muitos surfistas, que aproveitam as boas ondas para praticar o esporte. É possível praticar stand-up paddle, caiaque e até mesmo mergulhar nas águas cristalinas da região. As condições favoráveis tornam a praia um verdadeiro paraíso para os esportistas.


Além de suas belezas naturais, a região da Praia do Peró também é conhecida por sua deliciosa culinária. Os visitantes podem desfrutar de frutos do mar frescos em diversos restaurantes à beira-mar, experimentando pratos típicos da região.

Belezas ao redor

 Ao lado do Peró, a Praia das Conchas é aquele lugar perfeito para ficar em família. Praia de areia branca e águas calmas e mornas
Ao lado do Peró, a Praia das Conchas é aquele lugar perfeito para ficar em família. Praia de areia branca e águas calmas e mornasCarlos Altman/EM

Ao lado da Praia do Peró, fica a Praia das Conchas, outra pouco conhecida dos mineiros. A praia tem esse nome por causa do formato de sua enseada, que lembra uma concha. O local é perfeito para quem viaja com crianças, pois tem águas calmas e cristalinas, que formam piscinas naturais entre as rochas. A praia também conta com uma boa infraestrutura de quiosques, que servem petiscos e bebidas geladas.

 Aventure-se por trilhas sobre o Morro do Vigia e surpreenda-se com as paisagens vistas lá do alto
Aventure-se por trilhas sobre o Morro do Vigia e surpreenda-se com as paisagens vistas lá do altoCarlos Altman/EM


Amantes da natureza Para quem gosta de aventura, a Praia do Peró oferece a possibilidade de fazer trilhas entre as dunas até o ‘lençóis peroenses’, além de mirantes naturais com paisagens deslumbrantes da região. Uma das trilhas mais famosas é a que vai até o topo do Morro do Vigia. Lá do alto, o visitante terá uma vista panorâmica onde poderá apreciar e fotografar o cenário paradisíaco das praias das Conchas, Peró e as ilhas de Cabo Frio.

Ilha e história

A Ilha do Japonês, fica a cerca de 1,5 quilômetro da Praia do Peró. Ela tem esse nome por causa de um antigo morador, que era descendente de japoneses. A ilha é um verdadeiro paraíso, com águas transparentes e areia branquinha, que abrigam uma rica fauna e flora marinha. Ao visitá-la, sugiro esticar o passeio até o charmoso Centro Histórico de Cabo Frio. Com suas ruas de paralelepípedos, construções antigas e igrejas barrocas, é um lugar encantador para explorar e conhecer um pouco mais sobre a história da região.


Banho refrescante

Também desconhecidas de muita gente, as piscinas naturais formadas nas rochas ficam ao lado da Praia das Conchas
Também desconhecidas de muita gente, as piscinas naturais formadas nas rochas ficam ao lado da Praia das ConchasCarlos Altman/EM

Ao visitar a Praia da Conchas, não deixe de conhecer e se banhar nas piscinas naturais. Elas são formadas entre as rochas, que criam pequenos lagos de água transparente e morna, ideais para relaxar e observar a vida marinha. Para chegar às piscinas naturais, é preciso caminhar pela areia ou pelas pedras, seguindo as placas indicativas. O acesso é fácil e seguro, mas é recomendável usar calçados adequados e levar protetor solar, água e lanche, pois não há infraestrutura de quiosques ou vendedores ambulantes no local.

Serviço

Uma dica de hospedagem na região é o charmoso hotel Paradiso Peró. Moderno, de frente pra praia, oferece conforto e sofisticação, além de uma área de lazer completa com piscina, salão de jogos, academia, espaço infantil e sauna. Outro diferencial é o restaurante com o melhor da gastronomia nacional e internacional.

Informações e reservas: confira o site do hotel

FONTE ESTADO DE MINAS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade