×

Não pise nelas! Cientistas revelam o perigo fatal de esmagar baratas

Especialistas recomendam que não esmaguemos esse tipo de inseto, entenda.

As baratas são animais bastante incômodos, e muitas pessoas têm medo delas. Contudo, mais do que uma simples aversão, já se comprovou que esses insetos podem carregar bactérias perigosas para a saúde humana; portanto, jamais devemos deixar alimentos expostos em locais onde eles possam ter acesso.

Desse modo, sempre que alguém avista uma barata, seu primeiro instinto é tentar matá-la, seja pisando nela com o pé ou então com vassouradas. No entanto, segundo alguns cientistas, essa não é uma decisão muito acertada.

Por que não devemos esmagar baratas?

Estudiosos da OMS (Organização Mundial da Saúde) alertam que, ao pisar em baratas, especialmente dentro de casa, a carcaça morta libera uma série de substâncias que antes estavam contidas em seu interior, como vírus, fungos e outros microorganismos prejudiciais ao nosso organismo.

Frequentemente, também existem pesquisas que associam esse ato a patologias como febre tifoide, tuberculose, poliomielite, pneumonia, conjuntivite, hanseníase e até mesmo hepatite A. Portanto, o mais recomendado é buscar se livrar dessas pragas por meio de outro modo menos agressivo.

Ao contrário do que a maioria pensa, inseticidas não são a melhor opção para essa tarefa, uma vez que o veneno pode ser extremamente perigoso para quem o manuseia. Portanto, aconselha-se capturar o animal e matá-lo fora de casa, evitando, assim, que as substâncias nocivas presentes nele contaminem o interior da residência.

Atualmente, existem métodos capazes de desacelerar a liberação desses agentes químicos, como, por exemplo, o uso de álcool em gel, detergente e água quente. No fim, é a limpeza e a boa higiene em um local que realmente previnem o aparecimento de insetos desse tipo.

Estima-se que existam mais de 700 espécies de baratas em nosso país, o qual comporta uma variedade surpreendentemente alta desses insetos. Infelizmente, estamos falando de formas de vida bastante resistentes que se adaptam aos mais diversos ambientes, inclusive às florestas tropicais.

FONTE CAPITALIST

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp