A Secretaria de Fazenda de Minas Gerais divulgou o calendário de pagamentos do IPVA 2024 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Agora os motoristas podem consultar o vencimento para pagar todo o débito de uma única vez e garantir descontos, ou parcelar o imposto em até três meses.
O pagamento do IPVA 2024 é obrigatório para todos aqueles que possuem um veículo registrado em seu nome. O valor vai depender do preço de mercado desse automóvel, baseado na tabela Fipe.
A quantia deve ser multiplicada pelas alíquotas do governo estadual, de 4% para carros de passeio, utilitários e motor-casa e 2% para veículos de duas ou três rodas.
Calendário do IPVA 2024 em Minas Gerais
O calendário do IPVA 2024 em Minas Gerais estipula quando os boletos deverão ser pagos. São duas formas de quitação: à vista ou parcelado. A organização ainda leva em conta o final da placa do automóvel, em uma ordem que percorre os meses de janeiro, fevereiro e março.
Finais de placa Cota única/ 1ª parcela 2ª parcela 3ª parcela
1 e 2 15 de janeiro 19 de fevereiro 18 de março
3 e 4 16 de janeiro 20 de fevereiro 19 de março
5 e 6 17 de janeiro 21 de fevereiro 20 de março
7 e 8 18 de janeiro 22 de fevereiro 21 de março
9 e 0 19 de janeiro 23 de fevereiro 22 de março
Como emitir o boleto do IPVA 2024?
A Secretaria da Fazenda anunciou quais canais online para emissão do boleto do IPVA 2024. O proprietário deve informar o número de Renavam do veículo e a placa para que o valor seja reconhecido pelo sistema.
Acesse o site da Secretaria de Fazenda de Minas Gerais;
No menu selecione a opção “Serviços”;
Agora escolha “Cidadão”;
Clique em “Veículos”;
Selecione a opção “Pagamentos”, e “Efetuar pagamento de IPVA”;
Agora clique em “Emitir guia de pagamento”;
Preencha número de Renavam e o ano de exercício, neste caso 2024. Confirme;
Tenha acesso ao valor e a guia de pagamento.
Onde pagar
terminais de autoatendimento ou guichês dos bancos autorizados (Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Mais BB e Santander), informando o número do Renavam.
por meio de PIX, desde que o contribuinte tenha conta em qualquer instituição bancária.
FDR