“Quem tem consciência para ter coragem.
Quem tem a força de saber que existe.
E no centro da própria engrenagem, inventa contra a mola que resiste.”
Os versos da música “Primavera nos Dentes”, da banda Secos & Molhados, completaram 50 anos em 2023, junto ao grupo, o qual nasceu da luta e resistência contra o fascismo e a ditadura. Pasmem! No cinquentenário, as músicas voltaram a fazer muito sentido. O perigo estava logo ali, só faltavam 72 horas. Nas portas dos quartéis, esperavam repetir os atos de 1964. O dia 8 de janeiro é para nunca mais esquecer o que representa a direita do ódio.
Voltemos um pouco no tempo para entender como a música traz sentido forte da luta por um país melhor. Tivemos consciência para ter coragem em 10 de fevereiro de 1980 e fundar o primeiro partido composto por trabalhadores. Tivemos a força de saber que existe a solução de colocar um operário como presidente e o pobre no orçamento. E no centro da própria engrenagem, inventamos contra a mola que resiste para enfrentar o golpe contra a Dilma e a prisão absurda e injusta do Lula.
Não vacilamos, mesmo derrotados, e seguimos na luta. Vimos o fascismo voltar ao poder e quem eles chamavam de “mito”, querer nos metralhar. Já perdidos, resistimos; envolto em tempestade, decepados. Lula provou a inocência, voltou e, ao lado do povo, foi reeleito presidente pela terceira vez.
“Entre os dentes, seguramos a primavera” e ele voltou! “Eles podem destruir uma rosa, mas nunca destruirão uma primavera”.
Apenas uma semana após o povo colocar a faixa no presidente Lula, o Brasil viu os terroristas, facistas, apoiadores do ex-presidente Bolsonaro, quebrarem o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Superior.
Basta apenas um parágrafo para falar sobre o 8 de janeiro. Não queremos dar o palco que eles querem. Para esses terroristas, deixemos que a Justiça indique o caminho e a punição que merecem por atentarem contra a democracia. Em breve estarão ao lado de Bolsonaro na cadeia.
Vamos seguir fortes, reconstruindo o Brasil, focados em vencer a fome e fazer o país voltar a crescer novamente. O PIB cresceu, a inflação caiu, os preços dos alimentos estão caindo, a saúde, educação e a ciência valorizados e priorizados.
Mas, também nunca deixaremos essa data passar em branco, para que todos possam entender a importância de fortalecermos a democracia. O Presidente Lula, destaca, recentemente em entrevista, que os eventos, sequenciados, como a destruição e queima de ônibus, entre outros, não deixam dúvidas que se tratava da arquitetura de um golpe. Golpe este orquestrado e pactuado, liderado por Bolsonaro.
Vamos comemorar e trabalhar.
O projeto “Juntos para Servir” deseja um 2024 de luta, de democracia e de muito avanço.
Seguiremos fortes na defesa da democracia e em busca do melhor para o povo mineiro.
Juntos para Servir
Deputado estadual Leleco Pimentel
Deputado federal Padre João