27 de abril de 2024 15:23

Cidades históricas em Minas Gerais para conhecer! 

Um pouco da história brasileira se encontra em Minas Gerais. O ciclo do ouro foi o principal responsável em trazer riqueza econômica para o território mineiro. 

Hoje em dia, mostra-se um Estado de paisagens naturais encantadoras, além de sua riqueza histórica e cultural. 

Nesse sentido, é um dos destinos mais desejados pelos brasileiros quando se trata de conhecer mais sobre o período colonial, suas cidades expõem toda a beleza das construções desse período, igrejas exuberantes e ruas de pedra. 

Onde fica Minas Gerais? 

O quarto maior Estado do Brasil está localizado na região sudeste e é o segundo mais populoso. Minas Gerais é dividido em 853 municípios, e tem muitas cidades históricas e com uma belíssima diversidade geográfica. 

Suas paisagens são montanhosas e com várias reservas de minérios, por isso teve uma grande relevância para o Brasil, durante o período colonial no ciclo do ouro. 

Este grande Estado, tem como capital a encantadora Belo Horizonte , que é um grande centro econômico e cultural e ao seu redor há cidades com um grande papel histórico.

Como chegar em Minas Gerais? 

A forma mais usada para chegar no Estado mineiro é de avião para o Aeroporto Internacional de Confins, que fica próximo da capital. 

Já se você estiver próximo de Minas Gerais, como em São Paulo ou Rio de Janeiro, pode optar ir de carro pela BR-381.

Conheça as cidades históricas de Minas Gerais

A exploração de minérios que esse Estado sofreu é visível nas suas cidades e os impactos positivos também, é possível encontrar construções do período colonial, há até cidades reconhecidas como Patrimônio Mundial pela UNESCO. 

Não há dúvidas, que uma viagem para algumas das suas cidades é ter a oportunidade de viajar no tempo. Veja quais são as cidades mais históricas de Minas Gerais:

Ouro Preto

Cidades históricas em Minas Gerais

Ouro Preto abriga grandes obras do período colonial e foi uma das primeiras cidades do Brasil a ser reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Nesta cidade, você precisa conhecer a Igreja de São Francisco de Assis que tem obras de Aleijadinho de um dos seus principais artistas.

Para quem gosta mais de se aprofundar na história, tem a chance de visitar o Museu da Inconfidência e aprender mais sobre o Brasil nesse período. 

A Basílica Nossa Senhora do Pilar foi erguida na época do ciclo de ouro e é uma das construções mais belas e ricas da cidade. 

Ouro Preto tem ruas de pedras e um centro histórico cheio de casarões e igrejas barrocas, um verdadeiro passeio pelo período colonial. 

Outros lugares que você deve conhecer nessa cidade:

  • feira de pedra sabão;
  • teatro municipal de Ouro Preto;
  • museu casa dos inconfidentes.

Dependendo da época da sua viagem você pode até participar de alguma das suas festividades e ter uma experiência mais completa em uma das cidades mais culturais do Brasil.

Mariana

Cidades históricas em Minas Gerais

Criada no período das expedições dos bandeirantes em busca de ouro na região, já foi até a capital do Estado e fica aproximadamente 115 quilômetros da atual que é Belo Horizonte. 

Mariana  é uma das cidades históricas de Minas Gerais e tem uma atmosfera charmosa e cativante. A Basílica de São Pedro dos Clérigos é uma verdadeira jóia arquitetônica colonial do país e vale muito a pena ser visitada. 

Para quem gosta de arte precisa conhecer o Museu de Arte Sacra que tem um acervo fascinante. Próximo da cidade tem uma Mina da Passagem que permite aos seus visitantes conhecer mais de uma das minas de ouro. 

O centro histórico da cidade é de se surpreender com seus grandes casarões que atualmente são preservados.

Se você está em Ouro Preto e deseja ir a Mariana, pode fazer o trajeto de trem e ter o privilégio de apreciar mais da sua paisagem.

Diamantina 

Cidades históricas em Minas Gerais

Mais uma cidade que é Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e tem um centro urbano belíssimo que contrasta com a encosta da Serra dos Cristais. 

O seu centro histórico apresenta casarões coloniais, igrejas e praças e é aquele passeio que não pode ficar de fora do roteiro. 

Como também, a casa de Juscelino Kubitschek, um renomado ex-presidente do Brasil e em Diamantina  está a casa que ele morou durante a sua infância e hoje é um dos cartões postais dessa cidade Mineira. 

A Igreja de São Francisco de Assis também é uma das paradas obrigatórias, sua arquitetura chama muito atenção. E para quem gosta de conhecer mais o dia a dia da cidade que está conhecendo, não pode deixar de dar uma passadinha no Mercado Velho. 

Se for em épocas que acontecem os festivais culturais, é melhor ainda, pode participar do seu Festival de Inverno que tem muita música, dança e artes plásticas. 

Você pode estender mais a sua passagem por Ouro Preto e conhecer a Serra dos Cristais que fornece uma vista panorâmica da cidade de tirar o fôlego.

Congonhas 

Cidades históricas em Minas Gerais

O Santuário de Bom Jesus de Matosinhos fica em Congonhas e é considerado uma grande obra-prima barroca e muitos fiéis vão participar das peregrinações. 

Não é somente isso que tem para conhecer nessa belíssima cidade histórica, perto do santuário tem a Alameda dos Profetas que é um lugar todo arborizado e vale muito a pena o passeio por essa área e aproveitar e ter contato com a natureza. 

E se quiser saber mais da história local e arte sacra tem o Museu de Congonhas que abriga artefatos importantes sobre o assunto. 

O centro histórico desta cidade reserva também construções e monumentos relevantes para a história colonial mineira, é como se estivesse fazendo uma viagem no tempo. 

Brumadinho

Uma cidade que oferece passeios magníficos e atrações únicas. Em Brumadinho, está o Instituto Inhotim, que é um centro de arte contemporânea e fica a céu aberto, com jardins exuberantes com esculturas e galerias de arte no meio da  natureza. 

Nessa cidade você pode aproveitar e fazer uma trilha pela Serra da Moeda que possibilita aos seus turistas desfrutarem de uma visão belíssima e para quem gosta de tomar aquele banho de cachoeira tem que conhecer a Cachoeira do Feijão. 

O Centro Cultural de Brumadinho é uma excelente oportunidade para conhecer mais da cultura local, não deixe de guardar uma tarde para esse lugar. 

Nesse sentido, essa cidade mineira possibilita que você realize passeios culturais e trilhas, que são perfeitas para gastar as energias em boas caminhadas na natureza.

São João Del Rei

Cidades históricas em Minas Gerais

Uma cidade que preza pela tradição, até hoje balada os sinos para sinalizar aos habitantes de eventos importantes, são 50 sinos e cada um é usado para avisar sobre algo específico.

Viajar para São João Del Rei é passear pelas suas ruas de pedra e conhecer lindíssimos casarões da era colonial, igrejas na arquitetura barroca. 

As principais são a Igreja de São Francisco de Assis e a Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, ambas atraem vários fiéis.

Tem à disposição dos turistas passeios de Maria Fumaça até Tiradentes, outra cidade rica em história. E para finalizar o dia a Praça Tancredo Neves é um bom lugar para desfrutar mais da cultura local e se divertir à noite.

Tiradentes

Se você estiver em São João Del Rei, pode ir até Tiradentes de Maria Fumaça e conhecer mais dessa charmosa cidade que carrega em sua arquitetura e costumes a história mineira. 

Nas suas ruas você vai se deparar com casarões coloniais e igrejas barrocas, o maior símbolo é a Matriz de Santo Antônio que é considerada uma das igrejas barrocas mais lindas do Brasil. 

O Museu Padre Toledo e o Museu da Liturgia, reservam aos seus turistas obras e artefatos que te ajudarão a entender mais sobre a história local.

A rua principal, conhecida como Rua Direita é uma boa opção para quem quer garantir suas compras da viagem nas lojas artesanais de Tiradentes.

Sabará

Sabará fica a 19 km da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, é uma cidade com um grande valor histórico, ela tem um centro histórico cheio de construções coloniais que encantam a qualquer um. 

Um dos lugares mais visitados de Sabará, é a Igreja Nossa Senhora do Ó, como também a Igreja Nossa Senhora do Carmo e a Igreja de São Francisco, elas tem uma arquitetura deslumbrante com uma atmosfera religiosa e cativante. 

Atualmente, a antiga casa do Borba Gato que foi um bandeirante é usada como museu para retratar as expedições e a história local. Outro museu para conhecer mais sobre aspectos relevantes da cidade é o Museu do Ouro que expõe todo o ciclo do ouro no Estado. 

A Cachoeira do Taquaril fica perto da cidade e fazer um trajeto até lá é ter a oportunidade de fazer uma boa trilha e curtir a natureza.

Caeté

É uma cidade que abriga um centro histórico com uma arquitetura colonial magnífica e o melhor de tudo dessa cidade que para quem tem espírito aventureiro não faltam opções de passeios.

Além de conhecer mais sobre a história mineira em seu Museu Municipal de Caeté, você pode realizar uma trilha até a Serra da Piedade que fica a poucos quilômetros da cidade e subir até o Santuário Nossa Senhora da Piedade, que é responsável por várias peregrinações. 

Em Caeté, tem o Parque Municipal Chácara do Lessa que é uma área verde e é perfeita para desfrutar da natureza e descansar mais depois do trip pelas cidades históricas do Estado de Minas Gerais.

Serro

Cidades históricas em Minas Gerais

Não há dúvidas que Minas Gerais é um lugar cheio de cidades históricas e que desempenharam um grande papel na era colonial do Brasil, a cidade Serro é mais um destino incrível para conhecer sobre esse período e se aventurar em sua serra.

As ruas dessa cidade abrigam construções barrocas e coloniais, sua arquitetura destaca cada detalhe e história que esse lugar carrega em suas raízes. 

Além disso, próximo fica a Serra do Espinhaço, um lugar ideal para trilhas e desfrutar de uma vista panorâmica da cidade. 

Serro é o lugar perfeito para quem quer misturar história e aventura em uma mesma viagem, além que antes de voltar para casa pode garantir suas lembrancinhas nas lojas ou nas suas barraquinhas de artesanato.

Culinária de Minas Gerais

A comida de Minas Gerais é muito admirada em todo o Brasil, seus sabores e aromas conquistam vários paladares e ter o privilégio de viajar para suas cidades e degustar da culinária local é marcante. Algumas das delícias de Minas, são:

  • feijão tropeiro;
  • frango ao molho prado;
  • tutu à mineira;
  • pão de queijo;
  • broa de milho, 
  • canjiquinha. 

Agora, o que mais se destaca na gastronomia mineira são os seus famosos queijos, de vários sabores e texturas.

Na sua viagem para esse Estado, não deixe de passar em seus restaurantes típicos e de apreciar esses pratos tradicionais e saborosos de Minas Gerais, sua gastronomia única vai ganhar o seu coração.

5 melhores serras de Minas Gerais

Se você quer aproveitar mais a sua tour por Minas Gerais e conhecer suas paisagens naturais, não deixe de visitar suas serras. Como não tem como conhecer todas, vejam 5 que são principais:

  • serra da Canastra : se destaca pela sua biodiversidade e grandiosidade;
  • serra do Cipó: além de sua bela vista, tem cânions e cachoeiras;
  • serra do Espinhaço: apresenta uma diversidade geológica;
  • serra do Pico da Bandeira: é um dos pontos mais altos do país e oferece uma experiência única;
  • serra do Caraça: nessa serra tinha um antigo convento, além de ser um dos lugares mais belos do Estado mineiro. 

Já prepare seu tênis e sua garrafa de água para realizar ótimas trilhas com paisagens deslumbrantes e em um dos lugares mais lindos do Brasil. 

Minas Gerais é aquele destino que possibilita fazer uma viagem para explorar tanto a história como a natureza, pode ter certeza que viverá grandes momentos no território mineiro. 

FONTE PASSAGENS PROMO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade