27 de abril de 2024 06:10

Descubra a cidade brasileira que abriga a gigantesca reserva de cristais do mundo

Município possui uma grande concentração de pedras e gemas lindíssimas.

Desde o descobrimento do nosso país, o Brasil é um lugar conhecido por sua riqueza mineral. Os colonizadores portugueses extraíram gemas extremamente valiosas do nosso solo, e algumas até mesmo decoram joias da realeza europeia.

Porém, há um estado que se destaca entre os outros quando falamos deste tema: Minas Gerais. Tal localidade possui uma abundância de minérios, e seu nome deve-se justamente a isso. Durante a época do Império, essa terra foi exaustivamente explorada à procura de ouro e outras preciosidades.

Atualmente, essa importante Unidade Federativa é responsável pela produção de 25% das gemas comercializadas no mundo todo, conforme dados do SGB (Serviço Geológico do Brasil). Este órgão ainda confirma que o Brasil é uma importante província gemológica mundial, entre as nove atualmente existentes.

Desse modo, existe uma cidade que se destaca entre as outras devido à sua abundância de cristais: Cristalina, situada no estado de Goiás, a 130 km de Brasília (Distrito Federal). Essa cidade ostenta a maior reserva de cristais do planeta.

Como os cristais movem a economia do lugar?

Há diversas minas espalhadas por Cristalina, onde é possível encontrar os mais diferentes tipos de cristais e gemas, destacando-se entre elas o Cristal de Quartzo Lemuriano. Segundo a história oficial do município goiano, a região começou a ser visitada por bandeirantes no final do século XVIII, em expedições de cunho exploratório.

Mas, naquele tempo, tais pedras não possuíam grande valor de mercado, de modo que os europeus não se interessaram por elas. Entretanto, conforme o tempo passava, esse tipo de produto começou a ser desejado, e então diversas pessoas foram se estabelecendo por lá para explorar tal recurso.

Originalmente, a região era chamada de “Serra dos Cristais“. Após inúmeros acontecimentos envolvendo o garimpo, entre os anos de 1916 e 1918, a cidade se emancipou e recebeu a denominação de “São Sebastião dos Cristais“, sendo rebatizada posteriormente como “Cristalina“.

Atualmente, segundo o censo do IBGE, o local já conta com mais de 50 mil habitantes, e a extração de cristais continua sendo a principal atividade econômica dos que vivem ali, além do turismo, impulsionado pela rica história da cidade.

“Cristalina está localizada sobre o maior domo de Cristal Lemuriano do planeta, algo realmente incrível, que delega ao município uma exclusividade no turismo. A sensibilidade do prefeito Daniel em transformar a potencialidade turística do município de Cristalina em oferta de produtos turísticos, juntamente com a iniciativa privada, permitiu que Cristalina entrasse no cenário turístico, tendo um alcance nacional e internacional.”, disse a Secretaria de Turismo da cidade, em nota.

FONTE CAPITALIST

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade