1 de maio de 2024 23:31

Ouro Branco: 300 anos de fundação

Fundada em 16 de fevereiro de 1724, Ouro Branco é uma das povoações mais antigas do estado de Minas Gerais. A região foi habitada no final do século XVII por imigrantes atraídos pela existência do ouro. O bandeirante Miguel Garcia encontrou o metal precioso que tinha uma coloração esbranquiçada, ficando assim conhecido como “ouro branco”.

Nos 300 anos de sua história, Ouro Branco passou por vários ciclos econômicos, que iniciaram com o ciclo do ouro, seguido pelo ciclo da uva, posteriormente o ciclo da batata e, atualmente, está passando pelos ciclos do aço e da educação.

Durante este período, o povoado acumulou bens históricos e culturais como, entre outros, a Igreja Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco, cuja construção iniciada em 1717 foi concluída, provavelmente, em 1779; a Fazenda de Carreiras, tombada pelo IEPHA, a qual foi local de pagamento do Quinto (Imposto da Coroa Portuguesa) e pouso dos tropeiros; a casa-sede da Fazenda Pé do Morro, aos pés da Serra do Ouro Branco e às margens da Estrada Real, de meados do século XVIII, também tombada pelo IEPHA; a Igreja Matriz de Santo Antônio, no distrito de Itatiaia, construída no século XVIII por iniciativa das Irmandades dos Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito; a Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens, pequena e singela construção de que há registros de sua existência já em 1865; a Cerâmica Saramenha, desenvolvida na região do Ciclo do Ouro para atender às necessidades da população local, já que havia muita demanda e faltava oferta de cerâmica europeia.

Confira as gravações de nossa reunião de Conselho Superior comemorativa dos 300 anos de Fundação e 70 anos de Emancipação Política de Ouro Branco no link disponível.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade