Confira o calendário de feriados de 2024 e aprenda estratégias para otimizar seu tempo de descanso, aproveitando as folgas prolongadas e os pontos facultativos.
Em um país onde muitos consideram que o ano só começa após o Carnaval, o retorno ao trabalho nesta quarta-feira de cinzas, 14 de fevereiro, simboliza o novo início. No entanto, para aqueles que já estão pensando em futuros períodos de descanso, 2024 apresenta desafios, pois a maioria dos feriados nacionais coincidirá com o fim de semana.
Feriados estratégicos
De acordo com o calendário do governo federal, a próxima oportunidade para um período prolongado de folga ocorrerá no fim de março, com a Paixão de Cristo, marcada para 29 de março, uma sexta-feira.
Após esse feriado, a agenda nacional reserva a próxima pausa prolongada apenas para 15 de novembro, Dia da Proclamação da República, que cairá em uma sexta-feira, proporcionando um fim de semana estendido.
No entanto, algumas regiões, como São Paulo, contarão com o ponto facultativo de Corpus Christi, em 30 de maio, quinta-feira, permitindo um breve respiro para os paulistas.
O impacto do ano bissexto
O ano bissexto de 2024, com seu dia adicional em fevereiro, contribuiu para que vários feriados que normalmente cairiam em uma sexta-feira fossem deslocados para o sábado. O Carnaval, por exemplo, é um ponto facultativo para funcionários públicos, mas, para o setor privado, a negociação da folga é necessária.
Confira a lista dos feriados nacionais em 2024.
- 29 de março, Paixão de Cristo – sexta-feira
- 21 de abril, Tiradentes – domingo
- 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho – quarta-feira
- 7 de setembro, Independência do Brasil – sábado
- 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida – sábado
- 2 de novembro, Finados – sábado
- 15 de novembro, Proclamação da República – sexta-feira
- 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra – quarta-feira
- 25 de dezembro, Natal – quarta-feira
Pontos facultativos para considerar
Além dos feriados, o ano conta com oito pontos facultativos, como o Carnaval, que oferecem descanso aos funcionários públicos. No entanto, é importante notar que, para o setor privado, a folga precisa ser negociada. A Quarta-Feira de Cinzas, por exemplo, é ponto facultativo até as 14 horas.
Confira a lista de pontos facultativos em 2024:
- 14 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas (até as 14 horas) – quarta-feira
- 30 de maio, Corpus Christi – quinta-feira
- 31 de maio – sexta-feira
- 28 de outubro, Dia do Servidor Público federal – segunda-feira
- 24 de dezembro, véspera do Natal (ponto facultativo após as 14 horas) – terça-feira
- 31 de dezembro, véspera do Ano Novo (ponto facultativo após as 14 horas) – terça-feira
Embora o calendário de 2024 apresente alguns desafios para quem busca folgas prolongadas, estratégias como antecipar o descanso para os fins de semana podem ajudar a otimizar o tempo de lazer.
Além disso, estar atento aos pontos facultativos oferece oportunidades adicionais para recarregar as energias ao longo do ano. Planejar com antecedência e negociar folgas são chaves para garantir que os feriados se tornem verdadeiros momentos de descanso e lazer.
FONTE CAPITALIST