27 de abril de 2024 13:36

Conheça a última área a ser mapeada nos EUA por ser inacessível

Descubra os encantos e a história do Monumento Nacional Grand Staircase-Escalante, o último lugar mapeado nos EUA. Explore as magníficas paisagens, aprenda sobre a cultura nativa e admire os deslumbrantes desfiladeiros desta região inexplorada e fascinante.

O Monumento Nacional Grand Staircase-Escalante, localizado no sul do Estado de Utah, é um dos lugares mais desafiadores e inacessíveis dos Estados Unidos. Este maravilhoso cenário de montanhas, planaltos, rochedos e escarpas ainda guarda partes imapeadas e inexploradas no panorama geral do país.

As montanhas Henry: O último a serem nomeadas

A identificação agráfica deste monumento se deu tardiamente nos anos de 1870, sendo esta a última cordilheira da América a receber um nome, as montanhas Henry. O local era evitado devido a sua periculosidade e dificuldade de acesso.

Uma Jornada Recortada por Desfiladeiros

Ainda hoje se calcula a existência de centenas de desfiladeiros inexplorados no imenso Monumento Nacional Grand Staircase-Escalante. A geografia desse local se assemelha a uma escada colossal que leva do Planalto do Colorado até o Grand Canyon e por suas linhas, apresenta um labirinto antigo de paredes recortadas e mesas ameaçadoras.

Um Monumento Político e de Ciência

A destinação do monumento nacional foi politicamente debatida, tendo passado por redução de extensão na gestão do ex-presidente Donald Trump e posterior recuperação na gestão do atual presidente Joe Biden. Além disso, a área também é local de ricos estudos científicos. O local já revelou muitas descobertas paleontológicas e serve para estudar aspectos de nosso meio ambiente e da história terrestre.

Uma História Ancentral Entre as Rochas

Além da magnificência de sua formação rochosa e de seu caráter científico, o Grand Staircase-Escalante também guarda em seu terreno acidentado relatos da cultura e folclore dos povos nativos americanos. O local, apesar de difícil para a sobrevivência, foi habitado pelo povo Anasazi, que prosperou ali ao redor do ano 200 a.C.

Passeios Deslumbrantes

Nos dias atuais, a área do monumento tem sido explorada pelos ávidos por seu turismo. Trilhas que levam a desfiladeiros como Peek-a-boo e Spooky, e a paisagens deslumbrantes como a cachoeira Lower Calf Creek Falls encantam os viajantes e passam a descoberta a cada novo visitante. Pode-se aprendar sempre algo novo com a natureza única do Monumento Nacional Grand Staircase.

FONTE O ANTAGONISTA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade