Nesta segunda-feira (26) foi divulgado um decreto que torna obrigatório o uso de máscaras nas dependências das Unidades de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde. O motivo é o aumento alarmante no número de Síndromes Gripais e casos de COVID-19.
Considerando os dados fornecidos pela Vigilância Epidemiológica, que apontam uma elevação significativa e em progressão geométrica dos casos positivos de COVID-19 em de São João del Rei (MG), Karina Cardoso, Gerente do Setor de Atenção à Saúde, com anuência do Gestor de Saúde, determino o uso obrigatório de máscaras cirúrgicas em todas as dependências das Unidades de Saúde do município, bem como da Secretaria Municipal de Saúde, especialmente durante o atendimento ao público.
Além disso, é imprescindível manter o distanciamento mínimo de 1,5 metros da pessoa que estiver sendo atendida e orientá-la da necessidade do uso de máscara, em caso de sintomas de Síndrome Gripais. Observamos um aumento alarmante no número de Síndromes Gripais e casos de COVID19, o que pode ser atribuído ao pós-carnaval, imunidade baixa devido às Arbovirores e ao relaxamento no autocuidado por parte de nossos munícipes. Diante dessa situação, é fundamental adotarmos medidas rigorosas para proteger a saúde de todos os envolvidos em nossas atividades. A colaboração de cada um é essencial para enfrentarmos esse desafio com responsabilidade e solidariedade. Conto com a compreensão e o comprometimento de todos para que possamos atravessar esse período de maneira segura e resiliente.