27 de abril de 2024 09:22

Duarte toma posse como deputado Federal nesta terça-feira (27) e região ganha mais um representante em Brasília

Hoje (27), Duarte Júnior (Republicanos) , ex-prefeito de Mariana, tomará posse como deputado federal em Brasília. Ele assume a vaga deixada pelo deputado Euclydes Pettersen (Republicanos) , que se licenciou para liderar o processo eleitoral em Minas Gerais.

Com uma expressiva votação de 40.826 votos, sendo 11.029 em Mariana e 7.223 em Ouro Preto, Duarte Júnior, do mesmo partido do antecessor, está pronto para representar a região no Congresso Nacional.

Duarte toma posse como deputado amanhã (27); Juliano apresenta demandas de Mariana

A posse está marcada para a terça-feira, e as expectativas são grandes. Nas redes sociais, o irmão de Duarte Júnior, Juliano Duarte (Cidadania), já anunciou os pedidos feitos ao novo deputado. Entre eles, destaca-se a busca por recursos para a saúde de Mariana, visando melhorias significativas no setor. Juliano também solicitou a atenção de Duarte Júnior para a implementação do sinal 5G de telefonia celular na região, projetando reuniões com autoridades no Ministério das Telecomunicações e na Secretaria do Estado de Minas Gerais.

O papel do deputado é crucial em nossa política, e Duarte Júnior estará em Brasília de terça a quinta-feira, participando das sessões da Câmara Federal e também de comissões. Nos demais dias da semana, inclusive aos finais de semana, ele se dedicará aos municípios, à nossa região e à nossa cidade, desempenhando suas responsabilidades na base eleitoral, partidária e política“, disse Juliano nas redes sociais.

DUARTE JÚNIOR FORA DA DISPUTA ELEITORAL EM OURO PRETO?

A atuação de Duarte Júnior não terminou após o final do pleito de 2022. O ex-prefeito de Mariana assumiu o cargo de  secretário executivo do Fórum de Prefeitos do Rio Doce, atuando como liderança das cidades que buscam reparação após o rompimento da barragem de Fundão em 2015. Desde então, se posiciona como porta-voz do fórum, promovendo encontros nas cidades atingidas e mobilizando documentos para anexar nos processos.

Contudo, mais recentemente ele direcionou as suas ações políticas para Ouro Preto, focando em ganhar espaço com seu capital político.

No final do ano passado, Duarte colocou seu nome a disposição para disputar a prefeitura da antiga Vila Rica. Com isso, o jogo político começou na cidade, com peças se movimentando nos bastidores para viabilizar uma chapa. O partido Republicanos, que tem a maior bancada de vereadores na cidade, perdeu a vice-prefeita, que  alegou divergências internas e falta de diálogo. De acordo com ela, a decisão foi motivada pela aproximação de Duarte Júnior, ex-prefeito de Mariana, da sigla.

O atual deputado estadual Leleco Pimentel (PT) criticou Duarte duas vezes publicamente. Na primeira, o acusou de oportunismo político, além de criticar duramente a posição do ex-chefe do executivo marianense pós crime ambiental de 2015. Duarte declarou à época que não entendeu  o tom do parlamentar do PT. Na segunda vez, de maneira mais enfática, Leleco deu uma forte declaração acusando o ex-prefeito de Mariana, de trair Angelo Oswaldo, o atual prefeito de Ouro Preto. O agora deputado federal se defendeu afirmando que Angelo Oswaldo declarou apoio tanto a ele quanto a Leleco Pimentel, destacando o prestígio percebido nesse apoio. Ele ainda destacou o fato de ter recebido o dobro de votos de Leleco em Ouro Preto.

Com a ida de Duarte para Brasília, o jogo fica ainda mais interessante. Não se sabe ao certo quanto tempo Euclydes terá de licença, porém, a chapa com Duarte encabeçando ou sendo vice, neste momento, sai dos holofotes. Entretanto, ainda existem muitas peças que podem se movimentar e o ano eleitoral está apenas começando.

FONTE JORNAL GALILÉ

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade