O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou na semana passada, o resultado de 16 das 27 modalidades do Novo PAC Seleções, que compreendem os eixos Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva.
As 16 modalidades são executadas pelos Ministérios da Saúde, Educação, Cultura e Esporte e somam R$ 23 bilhões em investimentos.
No total, foram selecionados 6.778 obras e empreendimentos nos 26 estados e no Distrito Federal, alcançando 59% dos municípios brasileiros. As seleções priorizaram a cobertura de vazios assistenciais, além dos critérios de cada modalidade, conforme divulgado no lançamento do programa.
Minas e região
Com as propostas selecionadas, Minas Gerais receberá investimentos do Governo Federal para realizar 647 obras, que irão melhorar o acesso a serviços de saúde, educação, esporte e cultura. Os benefícios alcançarão mais de 16,2 milhões de mineiros, 79% da população do estado.
Ao menos 14 cidades das regiões Alto Paraopeba, Inconfidentes, Mantiqueira, Verentes e Vale do Piranga vão receber juntas mais de R$100 milhões em obras.
As cidades contempladas são: Lafaiete, Ouro Branco, Itabirito, Mariana, Ouro Preto, Piranga, Carandaí, Desterro de Entre Rios, São Brás do Suaçuí, São João Del Rei, Lamim, Catas Altas da Noruega, Barbacena e Lagoa Dourada.
As obras são investimentos na construção de unidades de saúde, aquisição ônibus, escolas e patrimônio histórico.
Confira abaixo as cidades contempladas;