27 de abril de 2024 23:16

Casos de Covid crescem quase 200% em Minas Gerais de janeiro para fevereiro

Os casos de Covid cresceram quase 200%, em apenas um mês, em Minas Gerais. Em janeiro, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde foram 9.269 casos, em 31 dias. Já em fevereiro, durante os 29 dias do mês, são 26.999 casos confirmados da doença.

A cidade que mais tem casos de Covid, segundo os números da Secretaria Estadual de Saúde, é Belo Horizonte. Na capital, só em fevereiro foram 5.261 novos casos registrados. Ou seja, mais de 180 novos casos contabilizados por dia.

Em seguida, aparecem outras cidades como Divinópolis, na região Centro-Oeste e Uberaba, no Triângulo Mineiro. Nas duas cidades, em apenas um mês foram mais de três mil novos casos da doença.

Em Uberaba, a prefeitura elaborou novas estratégias para realizar testes e também fazer o atendimento de pacientes com sintomas da doença, como explica secretária de Saúde de Uberaba, Valdilene Rocha.

“Secretaria de Saúde de Uberaba continua com as ações de prevenção contra covid. Diante do aumento significativo em 2024 a nossa equipe de atenção básica foi reforçada, com todos os insumos necessários pra que nós possamos continuar enfrentando essa doença. Temos um espaço de covid, que é a nossa central de atendimento de triagem de enfermagem, testagem e se necessário o atendimento médico. Reforçamos também através da central de vacina e atenção básica e o reforço com a bivalente”, comenta.

 

Dificuldade na testagem

No momento em que a dengue é uma das doenças mais diagnosticadas nas unidades de saúde, quem pega Covid tem dificuldades na testagem.

Somente em fevereiro, por dia, ao menos duas mortes por Covid foram registradas em Minas Gerais. No período, segundo os dados do estado, foram 80 óbitos confirmados.

O professor e infectologista do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Unaí Tupinambás, diz que o dado é preocupante e reforça os baixos índices de vacinação.

“O que nos preocupa muito são os dados de mortalidade por covid no Brasil. Só esse ano foram mais de 1.300 mortes só pela doença. Lembrando que a covid tem uma vacina eficaz contra as ações moderadas e graves. E a baixa cobertura também é muito preocupante, principalmente na população pediátrica, os adolescentes. Sobre os casos, infelizmente esse número tende a aumentar agora que vai chegar na época do outono, então o apelo que nós fazemos é para as pessoas tomarem a vacina”, orienta.

Até o momento, levando em consideração os três meses de 2024, Minas Gerais tem 45.481 casos confirmados de Covid. No mesmo período, o estado contabilizou 165 mortes.

A cidade que mais registrou mortes foi Uberlândia, no Triangulo Mineiro. Somente na cidade, em um mês, 19 pessoas morreram de Covid. Em seguida, aparecem Belo Horizonte, com 15 óbitos.

Com relação às mortes, em janeiro foram 37 óbitos por Covid, enquanto em fevereiro o número dobrou, chegando a 80 no mês de fevereiro. A Secretaria de Saúde alertou que o cenário pode piorar com a chegada do outono.

FONTE CBN SAÚDE

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade