1 de maio de 2024 15:31

Toyota Champ, a picape de R$ 64 mil começa a ser registrada no Brasil como irmã barata da Hilux

Nova picape da Toyota, a Toyota Champ, picape barata como alternativa a Hilux, pode chegar ao Brasil em breve. Trata-se de uma picape de R$ 64 mil com muita tecnologia embarcada e autonomia de sobra, confira!

A Toyota sabe que a Hilux possui um preço acima da média. Tanto que, no último ano, passou a oferecer na Ásia a ‘Hilux Champ’. Trata-se de uma opção bem mais simples e, principalmente, barata da picape média. Na Tailândia, onde a novidade é vendida desde o último mês de novembro, os preços da nova picape barata variam entre 459 mil baht (R$ 64 mil) e 577 mil baht (R$ 80,5 mil).

Para se ter uma ideia, a Toyota Hilux Chassi cabine, a opção mais barata do modelo no Brasil, não sai por menos de R$ 219 mil. Poderia até parecer que a picape barata Toyota Champ seria quase que uma utopia para o mercado nacional. Contudo, novos registros do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) mostram que a marca já começou a dar passos rumo a um possível lançamento por aqui.

Toyota Champ pode chegar ao Brasil como a picape mais barata do mercado automotivo

Em alguns momentos, carros que não são programados para o Brasil acabam sendo registrados por aqui como meio de evitar cópias indevidas. Nestes casos, contudo, é registrada apenas a imagem dos veículos, sem muitos detalhes. O que aconteceu com o Toyota Champ, a picape de R$ 64 mil, por aqui já é um detalhamento de peças internas da cabine, como o painel, por exemplo.

O para-choque dianteiro também apareceu. A Hilux Champ compartilha alguns componentes mecânicos com a Hilux tradicional. Então não seria algo muito difícil trazer a picape barata ao mercado brasileiro. A fábrica da Toyota na Argentina, de onde sai a picape média atualmente, já fabrica também a Hiace, versão furgão derivada da plataforma da picape. Sendo assim, já é um passo que facilitaria a produção local da Toyota Champ.

Conheça melhor a nova picape de R$ 64 mil: Toyota Champ

A picape barata é desenvolvida na plataforma IMV, que foi apresentada em sua forma final no Japan Mobility Show de 2023, foi criada em parceria com a equipe tailandesa da marca sob a liderança de Akio Toyoda, então diretor administrativo da subsidiária ativa na região asiática. A Hilux Champ foi desenvolvida para se posicionar na base da oferta de caminhonetes e da Toyota.

A picape de R$ 64 mil oferece versões com distância entre eixos curta ou longa e três motores, incluindo dois a gasolina (2.0 ou 2.7), ou um a diesel de 2.4. Além disso, um modelo chassi cabine também está disponível. A Toyota desenvolveu a nova picape barata Hilux quase como uma ferramenta de trabalho, mas simples e mais adaptável a diferentes funções.

A plataforma plana conta com vários conjuntos de furos para que os acessórios personalizados possam ser facilmente fixados com porcas e parafusos simples. A marca coopera com mais de 100 empresas, locais de acessórios especializados e, assim, oferece aos seus clientes oportunidades quase ilimitadas de tornar seu veículo realmente sob medida para cada necessidade.

Toyota Hilux híbrida chega ao Brasil

É importante destacar que a Toyota apresentou neste mês de março a configuração da Toyota Hilux diesel híbrida, que promete alavancar suas vendas no mercado brasileiro. Como esta nova opção mecânica é apenas um adicional no veículo que já existe, a Toyota Hilux diesel híbrida não teve nenhuma atualização fora isso, mantendo plataforma, equipamentos e coisas do tipo dos modelos atuais.

A motorização híbrida chega disponível para duas versões, uma delas equivalente à SRX, que temos por aqui, e a outra é a invincible, que tem um body kit diferente todo no plástico fosco e pegada de fora de estrada.

Mercado de picapes cresce no Brasil

O mercado de picapes no Brasil tem experimentado um crescimento notável nos últimos anos, impulsionado por uma combinação de fatores que refletem tanto as mudanças no comportamento do consumidor quanto as estratégias das montadoras. Este segmento, tradicionalmente associado ao trabalho e ao uso rural, tem se diversificado, atraindo também o interesse de consumidores urbanos em busca de versatilidade, conforto e status.

Um dos principais motores desse crescimento é a crescente demanda por veículos que combinem a robustez e a capacidade de carga das picapes com o conforto e a tecnologia dos automóveis de passeio. Isso levou ao desenvolvimento e lançamento de modelos mais sofisticados e equipados, capazes de atender tanto às necessidades profissionais quanto às de lazer.

A introdução de versões com cabine dupla, que oferecem mais espaço para passageiros e acabamentos internos comparáveis aos dos SUVs, tem atraído famílias e entusiastas de atividades ao ar livre, ampliando ainda mais o mercado potencial para esses veículos.

As montadoras têm respondido a esse interesse crescente com um leque cada vez maior de opções, desde modelos de entrada mais acessíveis até versões de luxo, equipadas com tecnologias avançadas de segurança, entretenimento e assistência à condução. A concorrência acirrada entre as marcas tem beneficiado os consumidores, que agora têm acesso a uma variedade sem precedentes de escolhas, capazes de atender a uma ampla gama de necessidades e preferências.

Outro fator relevante para o crescimento do mercado de picapes no Brasil é a melhoria da infraestrutura viária, que tem facilitado o uso desses veículos em diferentes contextos, desde o transporte de carga em áreas rurais até o uso diário em cidades e rodovias. Além disso, a evolução na eficiência dos motores e na economia de combustível tem tornado as picapes opções mais viáveis e atraentes para um público maior.

 

FONTE CLICK PETRÓLEO E GÁS

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