27 de abril de 2024 17:06

Congonhas ofertou 1819 cirurgias de média e alta complexidade em três anos e reduziu a fila de espera

A Prefeitura de Congonhas segue investindo para diminuir a fila de espera e garantir mais agilidade na realização de cirurgias eletivas de média e alta complexidade. Nos últimos três anos foram realizadas 1819 cirurgias nas áreas de ortopedia, otorrinolaringologia, ginecologia, urologia e cardiologia e cirurgia geral. Os investimentos permitiram praticamente zerar a fila de espera por cirurgias de joelho e angioplastia que é um procedimento destinado ao tratamento de obstruções nas artérias coronárias.

Em 2023 a Secretaria de Saúde credenciou instituições privadas fora do município para realização de cirurgias ortopédicas de joelho, quadril e coluna, além de cirurgias cardíacas, cirurgias urológicas e gastroplastias, garantindo atendimento de qualidade para os pacientes que aguardam pela realização desses procedimentos.

“Havíamos detectado uma grande demora de atendimento de algumas especialidades médicas. Alguns casos com mais de cinco anos de fila de espera. Com os credenciamentos de instituições hospitalares que o Governo colocou em prática, estamos conseguindo reduzir essa fila. Hoje estamos vendo os resultados positivos e este é o objetivo do nosso governo, cuidar das pessoas, frisou o prefeito de Congonhas, Cláudio Antônio de Souza (Dinho).

A maior parte das intervenções cirúrgicas de baixa e média complexidade foram realizados dentro do município. Nos últimos três anos, a Prefeitura também conseguiu diminuir a demanda por cirurgias de catarata com a realização de 1544 operações. “É importante frisar que, na saúde, sempre haverá fila de espera, pois diariamente surgem novas demandas, mas a atual gestão tem buscado alternativas para diminuir ao máximo o tempo de espera dos pacientes”, comentou a Diretora de Regulação SMS, Mônica de Oliveira Costa.

Reportagem/Foto: Reinaldo Silva

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade