28 de abril de 2024 01:46

9 tipos de negócio com menos chances de quebrar no Brasil

Existem alguns tipos de negócio que costumam se estabelecer com mais facilidade no mercado brasileiro, tendo menos riscos que quebrar

No Brasil, muitas pessoas sonham em empreender. No entanto, iniciar um novo negócio não é fácil, especialmente considerando que, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, cerca de 1,2 milhão de empresas fecham todos os anos no país.

Apesar do grande número de empresas que encerram suas atividades anualmente, o saldo ainda é positivo. Isso se deve ao fato de que, embora 1,2 milhão de empresas sejam fechadas, no ano passado foram registrados 2,35 milhões de novos negócios, resultando em um saldo positivo de 1,1 milhão.

No entanto, abrir uma empresa no Brasil não se resume apenas a montar algo e criar um CNPJ. Existem vários outros desafios, como a concorrência, os preços, a qualidade dos produtos e serviços, tornar a empresa reconhecida no mercado, ser competitiva, captar clientes, saber administrar o negócio, entender de gestão, entre outros.

Diante desse cenário, que é de fato complexo, alguns tipos de negócio possuem certa vantagem no mercado, sendo considerados empreendimentos com maiores chances de sucesso e menor risco de fracasso. A seguir, vamos apresentar 12 tipos de negócio consolidados no mercado que têm menos chances de dar errado e frequentemente costumam ser bem-sucedidos!

1. Mercados de alimentos e bebidas

Estes estabelecimentos comercializam uma ampla variedade de produtos essenciais, incluindo alimentos perecíveis e não perecíveis, bebidas e itens de limpeza. Eles podem variar em tamanho, desde pequenas mercearias locais até grandes supermercados e hipermercados.

Operam como pontos de venda ao consumidor, onde os produtos são organizados e disponibilizados em prateleiras e seções específicas para facilitar a compra. Muitos agora também oferecem serviços online, permitindo compras pela internet com opções de entrega em domicílio ou retirada no local.

Por que têm menos chances de quebrar?

A principal razão é a venda de itens de necessidade básica, que mantêm uma demanda constante independentemente das condições econômicas. A capacidade de se adaptar às preferências dos consumidores e a diversificação de produtos e serviços também contribuem para o seu funcionamento.

2. Farmácias

As farmácia são negócios que vendem medicamentos, incluindo prescritos e de venda livre, além de produtos de saúde, higiene pessoal e, às vezes, serviços de saúde básicos.

Além da venda de produtos, muitas farmácias oferecem serviços como aferição de pressão, administração de vacinas e consultas farmacêuticas. Algumas possuem um ambiente que permite atendimentos rápidos de saúde.

Por que têm menos chances de quebrar?

A saúde é uma prioridade contínua para a população, criando uma demanda estável por medicamentos e produtos de saúde. A diversificação em oferecer produtos de bem-estar e beleza, além de serviços de saúde, amplia seu mercado e fortalece sua posição contra crises econômicas.

3. Serviços de limpeza

Muitas empresas oferecem serviços de limpeza e higienização para residências, escritórios, e outros estabelecimentos comerciais. Elas prestam serviços personalizados baseados nas necessidades específicas dos clientes, desde limpezas regulares até serviços especializados como limpeza pós-obra, desinfecção de ambientes, entre outros.

Por que têm menos chances de quebrar?

A demanda por ambientes limpos e seguros é constante, e aumentou ainda mais com a conscientização sobre saúde pública. Oferecer serviços de qualidade e confiança ajuda a construir uma base de clientes fiel, garantindo receita recorrente.

4. Cuidados com pets

Estes estabelecimentos oferecem serviços e produtos voltados para o bem-estar e saúde dos animais de estimação, incluindo pet shops, serviços de banho e tosa, atendimento veterinário e hospedagem.

Oferecem uma gama de produtos para pets, desde alimentos e acessórios até medicamentos. Muitos também proporcionam serviços como cuidados estéticos (banho e tosa) e saúde (consultas veterinárias).

Por que têm menos chances de quebrar?

O mercado de pets tem crescido consistentemente, impulsionado pela humanização dos animais de estimação. Os donos estão cada vez mais dispostos a investir em produtos e serviços de qualidade para seus pets, mantendo a demanda alta mesmo em períodos de recessão econômica.

5. Serviços de reparo e manutenção

Estes tipos de negócio fornecem serviços de reparo, manutenção e instalação para uma variedade de produtos e equipamentos, desde eletrodomésticos e eletrônicos até sistemas hidráulicos e elétricos em residências e edifícios.

Atuam na diagnóstico de problemas, reparo e manutenção preventiva, muitas vezes oferecendo serviços no local do cliente para conveniência.

Por que têm menos chances de quebrar?

A necessidade de manutenção e reparo surge regularmente como parte do uso cotidiano de equipamentos e instalações. Logo, devido a demanda que não reduz, costuma ser um negócio muito bem consolidado.

6. Energias renováveis

Esses negócios são focados no desenvolvimento, implementação e manutenção de soluções de energia limpa e sustentável, como energia solar, eólica, hidrelétrica de pequena escala, e biomassa.

Projetam e instalam sistemas de energia renovável para residências, empresas e governos, além de oferecerem serviços de manutenção e atualização. Esses negócios contribuem para a transição energética, promovendo a sustentabilidade e independência energética.

Por que têm menos chances de quebrar?

A crescente conscientização ambiental, juntamente com incentivos governamentais e redução dos custos de tecnologia, têm impulsionado a demanda por energias renováveis. Este setor beneficia-se de uma visão de longo prazo sobre a necessidade de fontes de energia limpas, tornando-se uma área com grandes perspectivas de crescimento e estabilidade.

7. Serviços de saúde e bem-estar

Esse negócios que oferecem serviços focados na melhoria e manutenção da saúde e bem-estar físico e mental. Incluem clínicas de fisioterapia, academias, estúdios de yoga, centros de meditação, e consultórios de psicologia.

Proporcionam serviços personalizados para atender às necessidades de saúde e bem-estar dos clientes, utilizando profissionais qualificados e, em muitos casos, equipamentos especializados.

Por que têm menos chances de quebrar?

A crescente conscientização sobre a importância da saúde física e mental, aliada à busca por qualidade de vida, sustenta uma demanda contínua por esses serviços. Mesmo em momentos de aperto financeiro, muitas pessoas priorizam gastos que contribuem diretamente para seu bem-estar.

8. Consultoria empresarial

A consultoria empresarial é dada por empresas que fornecem conselhos especializados para outras empresas em áreas como gestão, finanças, marketing, operações e tecnologia.

Trabalham em projetos específicos ou como conselheiros contínuos, ajudando as empresas clientes a identificar e resolver problemas, otimizar processos e implementar estratégias para alcançar seus objetivos de negócios.

Por que têm menos chances de quebrar?

Em um ambiente empresarial cada vez mais competitivo e em rápida mudança, as empresas continuam buscando consultores para ganhar vantagens estratégicas e melhorar a eficiência. A necessidade de adaptação e inovação em negócios cria uma demanda constante por serviços de consultoria.

9. Empresas de tecnologia da Informação (TI) e serviços digitais

Essas empresas oferecem soluções em tecnologia, incluindo desenvolvimento de software, manutenção de sistemas, segurança cibernética, e consultoria em TI.

Funcionam projetando, implementando e gerenciando soluções tecnológicas customizadas para atender às necessidades específicas de seus clientes, ajudando-os a melhorar operações, segurança e experiência do usuário.

Por que têm menos chances de quebrar?

A transformação digital continua a ser uma prioridade para empresas de todos os tamanhos e setores, mantendo a demanda por serviços de TI em alta. A necessidade de atualização tecnológica constante, segurança de dados e otimização de processos digitais torna este um setor particularmente resiliente.

 

FONTE MEU VALOR DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade