25 de julho de 2024 07:49

Aulão Solidário de Redação para o Enem é realizado em Ouro Branco

A ação educativa foi realizada na Escola Estadual Cônego Luiz Vieira da Silva na última segunda-feira, 22 de abril.   O objetivo é possibilitar a aprovação de estudantes de escolas públicas em universidades via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou no Programa Universidade Para Todos (PROUNI). Instituições públicas e privadas podem contribuir para garantir a ampliação do projeto e sua sustentabilidade. A iniciativa abrange os municípios da região do Alto Paraopeba. Saiba como agendar a iniciativa em sua cidade  

Com objetivo de compartilhar técnicas de redação para candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizado em Ouro Branco, na segunda, dia 22 de abril, na Escola Estadual Cônego Luiz Vieira da Silva, o Aulão Solidário de Redação. O projeto, desenvolvido pelo professor e jornalista Éverlan Stutz, foi premiado pelo Governo de Minas na categoria educação. Participaram da ação educativa mais de 100 estudantes das turmas do terceiro ano da escola, localizada no centro da cidade. A iniciativa contou com a tradução simultânea do intérprete de Libras Erlan Souza que permitiu a comunicação entre pessoas surdas. Bacharel em Direito e pós-graduado em educação inclusiva, Erlan considerou o projeto de grande importância para a comunidade escolar. “Todas as abordagens sobre a construção de um texto dissertativo-argumentativo foram pautadas, com destaque para o repertório linguístico dos alunos. Isso amplia as possibilidades de argumentação dos candidatos e chama atenção dos avaliadores da redação do Enem”, enfatiza o professor que trabalha como intérprete de Libras há cinco anos.

A pedagoga Gardênia Martins, especialista em educação da escola, destacou que o projeto encoraja os estudantes a escrever e incentiva a participação deles no Enem. “Fizemos um levantamento interno e percebemos que a maioria dos alunos não quer prestar o Enem por causa da redação. Nossa preocupação é antiga com essa questão. O medo dos estudantes é a redação. O projeto é válido nesse sentido porque quebra esse medo da escrita”, analisa Gardênia.

A estudante do terceiro ano do ensino médio Giovanna Campos pretende ingressar no curso de Direito na Universidade Federal de Ouro Preto. “Sempre estudei em escola pública e solicitei a isenção da taxa do Enem. Por mais que a gente tenha uma base para escrever uma redação, não tínhamos acesso aos conteúdos apresentados pelo professor. O projeto é bastante interessante porque apresenta diversas alternativas argumentativas”, explica Giovanna

A direção da Escola Estadual Cônego Luiz Vieira da Silva promove ações sistemáticas para estimular a participação dos estudantes no Enem e para garantir a isenção da taxa de inscrição. Esta semana marca o prazo final para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio 2024. O período de solicitação encerra-se na próxima sexta-feira, dia 26 de abril.

De acordo com o professor e jornalista Éverlan Stutz, a parceria de instituições públicas e privadas é essencial para garantir a sustentabilidade do projeto. “Não fazemos nada sozinhos. A colaboração de pessoas e entidades garante a continuidade desta ação educativa. Buscamos o apoio institucional. Mas enfrentamos dificuldades para manter o projeto. São vendidas camisetas com a estampa do poema in (versão) para assegurar a logística e ampliar o alcance da iniciativa para outras cidades da região”, argumenta Stutz.

Universitários relatam em vídeo a relevância do projeto para a aprovação na UFMG

As irmãs Taymires de Oliveira e Taynara de Oliveira participaram do Aulão Solidário de Redação para o Enem em Conselheiro Lafaiete. A ação educativa foi realizada no Teatro Municipal Placidina de Queiroz e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Elas concluíram o ensino médio na Escola Estadual Narciso de Queiroz e hoje cursam o terceiro período de Ciências do Estado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As irmãs criaram o canal no YouTube HumaLinGia do Enem para ajudar candidatos a ingressarem em universidades públicas.

O estudante de Engenharia Ambiental na UFMG Gabriel Ferreira participou do Aulão Solidário de Redação para o Enem. Técnico em Metalurgia pelo IFMG, Campus Ouro Branco, Gabriel ressalta em vídeo a eficácia do método da estrutura do argumento.

SERVIÇO:  AULÃO SOLIDÁRIO DE REDAÇÃO PARA O ENEM

Vendas de camisetas com o poema in(versão):

As instituições e pessoas que queiram colaborar com o projeto podem adquirir a camiseta com a estampa do poema in (versão), premiado no Concurso Nacional de Literatura. A poesia compõe o material didático que é distribuído gratuitamente para os participantes e serve como conteúdo para explicar o conceito da arquitetura do texto.

Confira no link o vídeo sobre a venda das camisetas: https://www.youtube.com/watch?v=i2t9vkhzM_w

Contribuições voluntárias via chave pix: everlanpoesia@gmail.com

Podem contribuir pessoas físicas e jurídicas. Toda quantia é bem-vinda

Agendamento do projeto:

O projeto pode ser levado para escolas, municípios, teatros, centros culturais e secretarias de educação e cultura, além de associações de cunho cultural, esportivo e educativo. Também podem solicitar o agendamento as instituições filantrópicas que precisam arrecadar alimentos, materiais ou doações.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade