18 de maio de 2024 07:15

6 coisas em que o Brasil é o país mais rico do mundo

O Brasil é um país único, e além de ser único, possuem coisas das quais são importantes não só para nós brasileiros como para o mundo todo

O Brasil é um país muito caricato, se de um lado temos muitos problemas com relação à desigualdade social e de renda, problemas com corrupção, elevados índices de corrupção e problemas claros de segurança pública, ainda, sim, o Brasil possuí muitas vantagens.

Isso porque, com todos esses problemas, o nosso país ainda consegue se destacar de muitos países do mundo, como, por exemplo, somos um dos principais produtores de alimentos do mundo, temos capacidade para alimentar mais de 800 milhões de pessoas.

Logo, somos um dos poucos países do mundo que, além de conseguir produzir alimentos para toda sua população, ainda consegue alimentar diversos outros países inteiros, que dependem muitas vezes da nossa produção de café, açúcar, laranja, soja, entre vários outros produtos.

E não somente isso, podemos afirmar que o Brasil é também um dos países mais ricos do mundo, mas não apenas economicamente, mas por vivermos em um país extremamente privilegiado com milhares de recursos naturais únicos.

Para falarmos um pouco sobre como nosso país é um bom país, vamos te contar 8 coisas onde o Brasil é, sim, o país mais rico do mundo. Mostrar a importância de valorizarmos nossa nação e consequentemente nos apoiarmos em fazer as melhores escolhas para o nosso futuro e o futuro do país que vivemos.

1. Biodiversidade

O Brasil é considerado o país com a maior biodiversidade do mundo, abrigando cerca de 20% da biodiversidade mundial, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente. Nosso país Brasil abriga mais de 50 mil espécies de plantas, número que representa cerca de 15% da flora mundial.

A Mata Atlântica, apesar de estar reduzida a cerca de 15% de sua área original, ainda é um dos ecossistemas mais diversos do mundo, abrigando uma variedade absurda de espécies endêmicas. O Pantanal, a maior área úmida tropical do mundo, também é uma importante reserva biológica, com mais de 650 espécies de aves e 260 espécies de peixes.

2. Agricultura

O Brasil é um dos maior produtor e exportador de diversos produtos agrícolas do mundo. Na safra de 2021/2022, o Brasil produziu mais de 310 milhões de toneladas de grãos, incluindo soja, milho e arroz. O Brasil é líder mundial na produção de soja, com uma safra de mais de 155 milhões de toneladas, e é o maior produtor mundial de laranjas, com cerca de 30% de toda produção global.

A produção de café no Brasil também é impressionante, sendo o país responsável por cerca de 37% da produção mundial em 2022, segundo a Organização Internacional do Café (OIC). Além disso, o Brasil é o maior exportador de carne bovina e de frango do mundo.

3. Recursos naturais

O Brasil é rico em recursos minerais e energéticos. O país é um dos maiores produtores de minério de ferro, com uma produção anual de cerca de 300 milhões de toneladas, principalmente pela Vale, uma das maiores empresas de mineração do mundo.

Com relação a minério, o Brasil é o maior produtor e detentor das reservas de nióbio do mundo. O Brasil contribui com aproximadamente 90% da produção global, detendo 95% das reservas conhecidas deste material no mundo.

Além disso, o Brasil também é o terceiro maior produtor de bauxita, com uma produção de cerca de 32 milhões de toneladas, fornecendo a matéria-prima para a indústria do alumínio. Além de possuir grandes reservas de petróleo e gás natural, com a Petrobras liderando a exploração dessas fontes, especialmente na área do pré-sal.

4. Energia renovável

O Brasil é líder mundial em energia renovável, com mais de 60% de sua matriz energética proveniente de fontes renováveis, principalmente hidrelétrica. A capacidade instalada de energia hidrelétrica do Brasil ultrapassa 109 GW, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O Brasil é também um dos maiores produtores mundiais de biocombustíveis, com uma produção anual de cerca de 35 bilhões de litros de etanol, principalmente a partir da cana-de-açúcar, segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

5. Recursos hídricos

O Brasil possui uma vasta quantidade de rios e bacias hidrográficas, incluindo o rio Amazonas, o mais extenso do mundo, e a Bacia Amazônica, a maior bacia hidrográfica do planeta. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), o Brasil detém cerca de 12% da água doce superficial do mundo, tornando-o principal país com relação a gestão global de recursos hídricos.

Além disso, o Brasil possui a maior reserva de água subterrânea do mundo, o Aquífero Guarani, que se estende por cerca de 1,2 milhão de km², abrangendo vários países da América do Sul, como o Paraguai, Uruguai, Argentina e principalmente o Brasil.

6. Eucalipto e celulose

O Brasil é líder mundial no plantio de eucalipto, uma árvore utilizada na produção de papel, celulose e madeira para a construção. Segundo a Bracelpa, o Brasil possui cerca de 7 milhões de hectares de plantações de eucalipto, principalmente nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia.

Como consequência, o Brasil é também o maior produtor mundial de celulose de fibra curta. Com uma produção anual de cerca de 23 milhões de toneladas, o Brasil é o grande líder global desse setor, segundo a Bracelpa.

 

FONTE MEU VALOR DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade