20 de maio de 2024 09:13

Entre Rios e região recebem oficina de audiovisual contemplada pela Lei Paulo Gustavo de Minas Gerais

De 03 a 13 de junho, Entre Rios de Minas recebe a oficina Introdução à produção audiovisual, direcionada a artistas e produtores culturais interessados em desbravar a produção cinematográfica. Aprovada na Lei Paulo Gustavo do estado de Minas Gerais, o curso acontecerá ao longo das duas semanas, de segunda a quinta, das 19:00 às 21:30, no Auditório Municipal Nossa Senhora das Brotas, em Entre Rios de Minas e tem como público-alvo atuantes da cultura das cidades de Entre Rios de Minas, Desterro de Entre Rios, Jeceaba, Lagoa Dourada e São Brás do Suaçuí. As inscrições são gratuitas, assim como o transporte para os alunos das cidades participantes.

Os ministrantes são o produtor Pedro Fernandes e a cineasta Laura Barile, que atuam no mercado cultural e audiovisual há mais de 10 anos, já tendo trabalhado na produção de curtas, longas e séries. Laura Barile reforça que a ideia do curso não é apenas encontrar realizadores criativos, mas também oferecer um panorama para que profissionais de outras áreas da cultura possam passar a compor equipes no audiovisual. “Alguém ligado ao teatro vai ter uma facilidade grande para o trabalho na direção de arte, figurino e cenografia, assim como alguém que já trabalha com composição ou estúdio de música poderá trabalhar no departamento de som, trilha sonora, ou pós-produção”, completa. Pedro Fernandes explica que o curso pretende mostrar um caminho possível para quem está interessado em trabalhar profissionalmente no mercado audiovisual. Segundo ele, “Pra alguém que, assim como eu, vem de uma realidade interiorana, muitas vezes confundimos a dificuldade de acesso com a impossibilidade de realização de um sonho”.

Com o objetivo de apresentar o funcionamento da produção audiovisual no Brasil, o curso vai abordar noções que são fundamentais antes mesmo da criação de um projeto, como: tipos de produções audiovisuais e as diferenças entre suas narrativas; quem são os profissionais que compõem uma equipe de audiovisual e como escolher os profissionais indispensáveis para cada tipo de projeto e orçamento disponível; etapas de produção de um projeto audiovisual; elaboração de projeto audiovisual para editais e formatos de venda; ferramentas de fomento nos níveis Federal, Estadual e Municipal / Fundos e Laboratórios Internacionais.

Além disso, ainda será feita a mentoria dos projetos de dez alunos, focando no desenvolvimento e escrita e na análise de mecanismos de fomento mais adequados para sua realização.
Para quem ficou interessado, as inscrições estão abertas até o dia 27 de maio, pelo link: https://acesse.one/d09L0
Foto: Larissa Rodrigues
Foto: Sarahy Fernandes

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade