O lançamento será nesta quinta-feira, às 19h, no Café do Centro Cultural do Minas Tênis Clube e contará com coquetel e um bate-papo sobre poesia e literatura. A entrada é gratuita
Os poetas mineiros Bernardo Monteiro de Castro e Wladimir Moreira Santos convidam para o lançamento das obras literárias “Cuidado – versos de amor! (muito. E às vezes)”, da editora Opera e “Súbitos voos”, da editora Mondru. O lançamento coletivo será realizado nesta quinta-feira, 16 de maio, das 19h às 21h, no Café do Centro do Minas Tênis Clube, na Rua da Bahia, em Belo Horizonte.
Natural da capital mineira, Bernardo Monteiro de Castro é doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pós-doutor em Literatura Medieval pela University of Cincinnati, nos Estados Unidos. Em sua obra “Cuidado – versos de amor! (muito. E às vezes)”, Bernardo explora, de forma profunda e original, diversas experiências amorosas, desde o amor platônico até o abandono, passando pelo remorso, pela surpresa, pela idealização, pela perda, pelo desejo intenso, pelo encontro e pelo reencontro.
De acordo com o poeta Wladimir Moreira Santos, a poesia salvou a vida dele. “Dizem por aí que a poesia não tem a menor utilidade, que não serve para nada. A poesia é essencial na vida de todo ser humano. Ela abre portas, transmuta a dimensão e nos leva a lugares nunca antes sonhados. É o poeta que tem olhos para o banal, para o cotidiano. A poesia pode salvar vidas’, defende Wladimir. Escritor e agroflorestor, Wladimir Moreira Santos mora em Casa Branca, Brumadinho, onde trabalha a palavra e a terra. Publicou sete livros e seu poema “Tatuador” foi finalista do Prêmio Off Flip 2023, em Paraty. E dois outros poemas foram selecionados para compor as coletâneas “Amazônia” e “Poesia” do Prêmio Off Flip 2024.
O livro “Súbitos voos”, de Wladimir Moreira Santos, é constituído por poemas de temática e estilos variados. Poemas-pássaros que expressam o desejo de fortalecer a democracia e a soberania brasileira. Pequenas odes às diferentes formas de amar, o que inclui o amor à terra, ao planeta e a um jeito de estar no mundo em harmonia com a natureza. O eu lírico do poeta tenta se equilibrar na “corda bamba” de um país dividido; onde, de um lado, temos a luta pela construção de uma democracia possível e, do outro, a destruição de todas as instituições e leis que sustentam o Estado Democrático de Direito.
O poeta Wladimir faz um convite em vídeo para o público da região.
SERVIÇO: LANÇAMENTO COLETIVO DE LIVROS DE POESIA
“Cuidado – versos de amor! (muito. E às vezes)”, de Bernardo Monteiro de Castro
“Súbitos voos”, de Wladimir Moreira Santos
Data: 16 de maio, quinta-feira
Horário: 19h às 21h
Local: Café do Centro Cultural do Minas Tênis Clube
Endereço: Rua da Bahia, 2.244, Lourdes, Belo Horizonte
Reportagem: Éverlan Stutz