Moradores da Rua Dom Silvério e imediações do cemitério municipal procuraram nossa redação para expor uma situação de risco e perigo. Segundo eles, há uma infestação crescente de escorpiões nesta região inclusive com picadas em dois adultos. Há relatos de que os animais adentram as casas provocando medo e apreensão. Os moradores citam que a situação se agravou nos últimos 6 meses.
Por outro lado, a prefeitura informou que não receberam as reclamações de moradores da Rua Dom Silvério. “Informamos também que em 2024 foram registrados pelos serviços de saúde públicos e privados, no território nacional, apenas dois incidentes com escorpiões para moradores de Entre Rios de Minas, os casos foram classificados como leves e não houve necessidade de aplicação de soro antiescorpiônico. Além disso, tão logo recebemos o e-mail da redação, destacamos o agente de combate à endemias que realizou busca ativa na área, levantando dados que poderiam estar silenciosos e orientando todas as famílias”, comentou a prefeitura, através da ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo o Manual de Controle de Escorpiões, publicação da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, é desaconselhável o uso de inseticidas, sendo recomendado o controle e manejo populacional de escorpiões que se baseia na retirada/coleta dos escorpiões e modificação das condições do ambiente a fim de torná-lo desfavorável à ocorrência, permanência e proliferação destes animais.