12 de junho de 2024 15:37

Aulão Solidário de Redação será realizado nesta terça no Anexo do Museu da Inconfidência

A ação educativa será promovida no próximo dia 11 de junho, às 19h. A iniciativa é do professor e jornalista Éverlan Stutz que desenvolveu um método centrado na estrutura do argumento que abrange as cinco competências exigidas na redação do Enem. A entrada é um item de material de limpeza. As doações serão repassadas para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ouro Preto que atende 227 alunos matriculados e assistidos.

Uma excelente oportunidade para os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Será realizado no Anexo do Museu da Inconfidência o Aulão Solidário de Redação. O projeto representa, na prática, a quinta competência exigida na redação do Enem, quando o candidato deve elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.

Maria Imaculada Gonçalves é mãe de uma pessoa com deficiência que é assistido pela Apae há 38 anos. O filho dela Carlos Eduardo Gonçalves é portador da Síndrome de Leigh que é uma doença hereditária neurodegenerativa que afeta o sistema nervoso central. Trata-se de uma síndrome rara caracterizada pelo atraso e perda progressiva das capacidades mentais e motoras que pode levar à morte nos primeiros três anos de vida.

Pela terceira vez exercendo o cargo de presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ouro Preto, Maria Imaculada Gonçalves considera o projeto uma iniciativa importante para a entidade. “Temos 227 alunos matriculados e assistidos. Utilizamos bastante material de limpeza para manter os espaços com asseio. O projeto além de ajudar a Apae, também auxilia os alunos a ficarem mais preparados para o Enem’, relata Imaculada que convida em vídeo os candidatos ao Enem a participarem da ação educativa.

As competências exigidas na redação do Enem

De acordo com o professor e jornalista Éverlan Stutz, as competências que os candidatos mais erram e perdem pontos são a quarta e a quinta. “Os estudantes encontram dificuldades para aplicar os mecanismos linguísticos necessários para construir o argumento. Faremos dinâmicas argumentativas com foco no uso dos conectivos e será disponibilizada gratuitamente uma tabela com os principais recursos coesivos”, explica Éverlan que vai abordar os possíveis temas da redação deste ano.

Confira no link as cinco competências exigidas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio:

O projeto Aulão Solidário de Redação para o Enem foi premiado pelo Governo de Minas na categoria educação. O objetivo da iniciativa é possibilitar a aprovação de estudantes de escolas públicas em universidades via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou no Programa Universidade para Todos (PROUNI).

Confira nos links relatos em vídeo de estudantes aprovados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG):

SERVIÇO:

Aulão Solidário de Redação para o Enem

Local: Anexo do Museu da Inconfidência

Data: 11 de junho, terça-feira

Horário: das 19h às 21h

Inscrições: via WhatsApp (71) 9645.5959 até às 17h da próxima terça-feira.

Entrada: um item de material de limpeza desta lista: saco de lixo de 100 litros, sabão em barra, água sanitária, desinfetante, álcool, pano de chão ou detergente. Pessoas e instituições que pretendem doar para Apae podem colaborar via Pix/CNPJ: 16.843.062-0001-03. As doações também podem ser realizadas na sede da instituição, na rua João Pedro da Silva, 255, Bauxita, Ouro Preto.

O projeto Aulão Solidário de Redação para o Enem conta com o apoio institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Ouro Preto, da Câmara Municipal de Ouro Preto por meio do mandato do vereador Matheus Pacheco, das Superintendências Regionais de Ensino de Ouro Preto e Varginha, da Secretaria de Cultura de Conselheiro Lafaiete, da Associação de Desenvolvimento Regional de Passos (Adesc), do Lar São Vicente de Paulo de Ouro Preto, da Associação de Amparo a Pacientes com Câncer de Conselheiro Lafaiete (Asapac), da Escola Estadual Cônego Luís Vieira da Silva de Ouro Branco.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade