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FIM DOS ACIDENTES? Proposta para Rodovia do Minério deve ser apresentada em julho

A proposta para viabilizar a construção da “Rodovia do Minério” está prestes a ser concluída, segundo o Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior. A expectativa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) é que a solução seja apresentada no mês que vem.

“A solução está muito próxima, esperamos que ainda em julho possamos concluir”, disse o procurador, durante cerimônia do acordo do Parque Linear do Belvedere, nesta terça-feira (25), na sede da Procuradoria-Geral do Estado.

No final do ano passado, o MPMG assumiu o compromisso de iniciar mediações entre prefeituras, mineradoras e órgãos do Estado e da Federação para viabilizar a construção da rodovia.

O compromisso foi firmado pelo Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor) do MPMG, a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig), prefeitos e integrantes do Grupo de Trabalho (GT) sobre a BR-040.

“É uma colcha de retalhos que um processo judicial não nos daria (a solução). Está dando porque todos estão sentados à mesa para acharem a solução”, declarou Soares Júnior.

A estimativa da Amig é que o projeto necessite de um investimento de mais de R$ 300 milhões bancado pelas mineradoras da região. A proposta prevê um prazo de um ano a um ano e meio para retirar as carretas de minério das rodovias. “Nós temos tido a compreensão das mineradoras da necessidade de criar essa via alternativa e tirar os caminhões dessa área”, ressaltou o procurador.

Obras da rodovia do minério

O projeto tem o objetivo de reduzir o tráfego de até 1,5 mil carretas de minério nas BRs 040 e 356, o que, por sua vez, contribuiria para a redução de acidentes nessas estradas.

A rodovia utilizará o Terminal de “Fazendão”, em Mariana, na região Central, para a retirada do trânsito de veículos pesados das mineradoras da BR-356. O projeto também prevê a execução de duas interseções da via no acesso da Mina de Capanema e no acesso aos Laticínios ITA. Também será necessário o prolongamento da “ITA030” até a MG-030, pavimentação da MG-30, do trajeto entre Itabirito e Ouro Branco (24Km).

Já na BR-040, para retirar o tráfego, será necessário a implantação do Terminal Ferroviário do Bação (TFB). O trajeto das carretas será alterado para a estrada Pico de Fábrica, de propriedade da Vale – que poderia cedê-la para outras mineradoras utilizarem – até a ITA330, sentido Ribeirão do Eixo até o TFB.

FONTE DIÁRIO DO COMÉRCIO

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