16 de julho de 2024 05:00

ESTUDO INÉDITO: confira o ranking das melhores cidades para se viver no Brasil, em MG e na região. Saiba quais

Pela primeira vez, um estudo aplicou o Índice de Progresso Social (IPS), uma metodologia internacional que calcula o bem estar da população a partir de dados oficiais, em todas as cidades brasileiras. Com isso, foi elaborado um ranking sobre a qualidade de vida dos 5.700 municípios do país. O resultado mostra uma predominância do interior de São Paulo nas melhores colocações, enquanto a Amazônia tem os piores índices.

Esse levantamento, chamado IPS Brasil, filtrou mais de 300 indicadores até chegar a 52, entre órgãos oficiais e de institutos de pesquisa, como o DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico.

O que é?

O IPS é dividido em três dimensões principais: “Necessidades Humanas Básicas” (Segurança Pessoal, Moradia, Água e Saneamento e Nutrição e Cuidados Médicos Básicos); “Fundamentos para o Bem-estar” (Acesso ao Conhecimento Básico, Acesso à informação e comunicação, Saúde e Bem-estar e qualidade do meio ambiente) e em último lugar aparece o índice “Oportunidades” (Direitos Individuais, liberdades individuais e escolhas, inclusão social e acesso à educação superior).

Cada uma delas tem quatro componentes, e formam a média final, que vai de 0 a 100 – quanto maior a pontuação, maior a qualidade de vida naquela cidade

Os estados

São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais são os melhores estados para morar e viver segundo o IPS

As cidades

Brasília, Goiânia e Belo Horizonte lideram o ranking do IPS entre as capitais. A cidade com melhor resultado foi Gavião Peixoto, em São Paulo, com população de apenas 4.700 pessoas, mas que tem um polo aeroespacial importante da Embraer. Já a pior nota foi Uiramatã, no extremo norte de Roraima.

A cidade com melhor nota de qualidade de vida de Minas Gerais é Nova Lima. Caxambu, Belo Horizonte, Uberlândia e Montes Claros completam o top 5 de Minas Gerais

Na região 

O estudo inédito chegou a região e apontou que São João Del Rei, Ouro Preto, Congonhas, Mariana, Ouro Branco e Barbacena como as melhores para se viver. Belo Vale, Piranga e Rio Espera estão entre as piores em qualidade de vida entre as mais de 30 pesquisadas na região. As seis cidades estão entre as 400 melhores de país. São João Del Rei ocupa a 123ª posição no Brasil.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade