13 de julho de 2024 06:39

Serra da Saudade: moradores da cidade menos populosa do país vivem sem posto de combustível e farmácia

Cidade que tinha 833 habitantes encolheu ainda mais e o número de moradores passou para 831 em 2024.

Com 831 habitantes, a tranquilidade de Serra da Saudade, cidade menos populosa do Brasil, é indiscutível. No entanto, a serenidade está atrelada a alguns desafios que exigem um pouco de atenção e planejamento por parte dos moradores.

Dois deles são as ausências de um posto de combustíveis e de uma farmácia na cidade. A situação exige que os moradores mantenham atenção redobrada ao nível de combustível dos veículos para evitar ficarem desabastecidos.

Sem posto de combustíveis

O posto de combustíveis mais próximo está a 15 km de distância de Serra da Saudade, na cidade vizinha de Estrela do Indaiá. Esse detalhe requer que, a cada viagem, haja planejamento e prudência, especialmente em situações de emergência.

“Quem mora na cidade está acostumado a isso e se planeja para abastecer em Estrela do Indaiá”, disse o prefeito Alaor José Machado.

Serra da Saudade Minas Gerais — Foto: Anna Lúcia Silva/g1
Serra da Saudade Minas Gerais — Foto: Anna Lúcia Silva/g1

Sem farmácia

A ausência de uma farmácia local também é uma questão que faz a população de Serra da Saudade se planejar. No entanto, a cidade não deixa os moradores desamparados. A prefeitura fornece os medicamentos necessários a todos os moradores.

Em casos que requerem remédios mais elaborados, o Município se responsabiliza para encontrar a solução necessária e garante que todos tenham acesso a tratamentos adequados.

Serra da Saudade ainda menor

Nesta segunda-feira (8) o g1 mostrou que a cidade encolheu ainda mais e saiu de 833 habitantes para 831, após registrar três óbitos e um nascimento entre fevereiro e maio de 2024.

O Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em junho do ano passado, colocou, novamente, Serra da Saudade como a menos populosa do país.

Conheça mais sobre Serra da Saudade

Serra da Saudade: cidade menos populosa do Brasil fica ainda menor — Foto: Arte g1
Serra da Saudade: cidade menos populosa do Brasil fica ainda menor — Foto: Arte g1
  • Há 11 anos, a cidade mineira tomou o posto de menor município, que era de Borá, no interior de São Paulo;
  • Serra da Saudade está localizada na região Centro-Oeste de Minas Gerais, cerca de 250 km de Belo Horizonte;
  • O município com o menor número de habitantes do país coleciona histórias curiosas: uma única família corresponde a 5% do total de moradores e a festa de aniversário da cidade tem pedaço de bolo para todos os habitantes, afinal, quando a cidade faz aniversário, a festa é grande e o bolo também;
  • Na menor cidade do país, tem morador que não tem vizinho. Na Rua Rio de Janeiro, no Bairro São Geraldo, só tem uma casa;
  • O Wi-fi é gratuito e liberado em toda região central, aos arredores da praça;
  • A criminalidade é quase zero. O último homicídio ocorreu há mais de 50 anos.
  • Embora seja o município do país com menor número de habitantes, o território de Serra da Saudade é semelhante ao da capital mineira Belo Horizonte, com 335 km quadrados de extensão;
  • A cidade tem dois bairros: Centro e o São Geraldo;
  • Tem um posto de saúde, mas não dispõe de hospital e, por isso, para atendimentos especializados, os moradores recorrem a Dores do Indaiá, distante cerca de 40 quilômetros de Serra da Saudade, e outras cidades da região;
  • Há dois supermercados na cidade, uma loja de roupas, uma padaria, uma casa lotérica e sete bares;
  • Não existe posto de combustíveis em Serra da Saudade. Os moradores aproveitam as idas até as cidades vizinhas e abastecem o que é possível para passar os dias;
  • Secretários de algumas pastas, como a de Educação, Cultura e Saúde estão há quase 20 anos nos cargos;
  • O atual prefeito da cidade é Alaor Machado, que está no 5º mandato.

FONTE G1

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade