Conheça os veículos cuja produção será encerrada e também outros que ganharão novas gerações
O ano de 2024 já está para além da metade, mas ainda tem carro por aí que vai sair de linha. No segundo semestre, vários modelos, de diferentes marcas, devem dar adeus ao país. O motivo é a Fase L8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que entra em vigor em 1º de janeiro de 2025.
Para atender a essa nova legislação ambiental, os fabricantes precisam investir em motores mais tecnológicos, com injeção direta de combustível, ou com tecnologia híbrida. Também é necessário equipá-los com catalisadores mais eficientes. Como, geralmente, não vale a penas atualizar produtos antigos, com vendas em baixa, a indústria deixando de fabricá-los.
Vai sair de linha: esse 5 carros deixarão o mercado em 2024
Confira, então, quais veículos deixarão o mercado até o próximo mês de dezembro. Será que o seu carro vai sair de linha em 2024? Confira no listão!
1- Toyota Yaris
Talvez não pareça, mas o Toyota Yaris tem projeto bastante datado: a apresentação global da atual geração ocorreu no já longínquo ano de 2023. Porém, o modelo só chegou ao Brasil em 2018, já com um facelift que havia sido revelado pouco antes nos mercados asiáticos. De lá para cá, ganhou apenas uma leve atualização de estilo em 2022.
Agora, até o fim de 2024, a gama do Yaris, composta pelo hatch e pelo sedan, vai sair de linha no Brasil. No lugar de ambos os modelos, a Toyota prepara um produto inédito: o Yaris Cross. Cabe destacar que, apesar da semelhança na nomenclatura, não se trata de uma nova geração, e sim de um modelo distinto, com carroceria elevada, ao estilo SUV, e proposta um pouco mais sofisticada.
2- Hyundai Creta Action
Muita gente nem se lembra do Creta Action. Então, convém recapitular que se trata da primeira geração do SUV da Hyundai, que foi mantida em produção, em versão única, após a chegada da segunda linhagem, em 2021. As duas safras vêm convivendo desde então, mas o modelo mais antigo enfim deve sair de linha até o fim de 2024. Por sua vez, o similar mais novo seguirá normalmente no mercado.
3- Renault Stepway
Havia uma expectativa generalizada de que o lançamento do Kardian, no último mês de fevereiro, decretaria a extinção dos veículos mais antigos da Renault. Isso, porém, não ocorreu, ao menos de imediato. Assim, o Stepway ganhou uma sobrevida, mas não muito longa: o modelo vai sair de linha té o fim de 2024.
4- Renault Logan
Tudo que foi dito sobre o Stepway vale também para o Logan: o sedan ganhou uma sobrevida, mas vai sair de linha até dezembro de 2024. Após a saída dele do mercado, a Renault deixará de comercializar sedans no Brasil.
5- Citroën C4 Cactus
Última herança da era pré-Stellantis na gama da Citroën, o C4 Cactus vai sair de linha até o fim de 2024. Informações extraoficiais indicam que a fábrica de Porto real (RJ) nem produz mais o modelo. No lugar dele, entrará o Basalt, um SUV inédito, com carroceria ao estilo cupê, devido ao vidro traseiro inclinado. O projeto baseia-se no do C3 Aircross.
Vai sair de linha? Não: esses carros terão gerações inéditas
Vale lembrar ainda alguns veículos que sofrerão transformações radicais em breve, devido à chegada de novas gerações. Nenhum deles vai propriamente sair de linha, mas o caso é que haverá uma substituição. Os sucessores são totalmente inéditos e exibirão projetos inteiramente refeitos.
6- Peugeot 2008
Desde que chegou ao Brasil, em 2015, o Peugeot 2008 sempre ocupou a posição de coadjuvante no segmento de SUVs compactos. Agora, ele terá uma nova chance: completamente reprojetada, a segunda geração tem lançamento previsto para o próximo mês de agosto. O modelo deixou de ser fabricado no Brasil e passará a vir da Argentina.
7- Chevrolet Equinox
Outro que passará por uma transformação total é o Chevrolet Equinox. O SUV seguirá sendo importado do México, mas passará a chegar ao país em uma nova geração, que terá duas configurações: elétrica e a combustão, com carrocerias distintas. O lançamento deverá ocorrer no último trimestre.
Bônus: e o Chevrolet Cruze, saiu de linha ou não?
Nem dá para dizer que o Chevrolet Cruze vai sair de linha: isso, porque ele já saiu. Tanto o sedan e quanto o hatch (Sport6) da gama não são produzidos em Santa Fé, na Argentina, desde o ano passado. Porém, curiosamente, ambos ainda são mostrados até hoje no site comercial do fabricante. É até difícil entender o motivo, uma vez que concessionárias consultadas pelo VRUM já nem têm unidades em estoque.
FONTE VRUM