17 de setembro de 2024 09:19

UMA JOIA DA ESTRADA REAL: Irmandade buscar mais de R$ 8 milhões para restauro da Capela Mais mais antiga de Lafaiete e preservação do bem da antiga Vila de Queluz

Construída no município de Conselheiro Lafaiete (MG) em 1751, a Capela de Santo Antônio, enfrenta os males do tempo, sem nenhuma reforma. Pelo menos era o caso, antes do projeto de restauração, gerenciado pela Pedrosa Recursos Ltda, que busca incentivos financeiros para viabilizar a ideia.

Com estilo artístico estilo Barroco/Rococó, o bem histórico mais antigo da anteriormente denominada Vila Real de Queluz procura se revigorar através das Leis de Incentivo à Cultura e ajuda de empresas. O ativista cultural lafaietense, Sidney Pedrosa, relata que os projetos de estrutural, do arquitetônico e dos elementos, estão em fases finais. Os próximos passos são o levantamento de planilhas financeiras. Já estamos na captação de recursos direta com a sociedade civil lafaietense, nos apresentando e falando sobre o projeto. E ainda faremos um documentário audiovisual retratando a Historia da Irmandade de Santo Antônio(1870) em consonância com a História do Munícipio de Conselheiro Lafaiete.

Sidney Pedrosa assinou, no final de 2023, um contrato com a direção da centenária Irmandade de Santo Antônio (1870), responsável pela gestão da capela, que concede liderança no restauro e na captação de recursos e parceiros. Com bagagem no setor de gestão cultural, a Pedrosa Recursos ltda, elaborou os projetos, preservando os traços originais da obra. “Temos muitos ingredientes históricos e culturais que despertam a atenção dos investidores e Lafaiete possui importância estratégica e visibilidade no Estado. A primeira capela está a caminho do desabamento, caso não ocorra uma intervenção imediata”, avaliou Sidney.

Para revitalizar a Capela, a equipe busca apoio do setor empresarial de Lafaiete. Segundo o representante, o valor do investimento total gira em torno de R$ 8 milhões, com 3 anos de obra. “Será a primeira e grande reforma da Capela de Santo Antônio, para resgatar sua magnitude e expressão barroca“, diz o líder do projeto, também gestor dos projetos e captação de recursos para o restauro da Estação de Chrockatt de Sá (1897), em Ouro Preto, e do prédio Associação Comercial e empresarial de Ouro Preto, ambos em fase de finalização.

A história

A Capela de Santo Antônio é onde está sepultado o corpo do Padre Américo Taitson, benfeitor do Colégio Nossa Senhora de Nazaré. Por volta de 1741, esteve em Carijós um franciscano, conhecido por Frei Jerônimo, que benzeu um pedaço de terra, junto ao morro das cruzes, onde hoje se localiza a Igreja de Santo Antônio. A igreja é de arquitetura maneirista, feita em taipa de pilão.

Sob a pintura atual, a óleo, existe douramento em alguns locais. O altar-mor é em estilo Rococó e o telhado em estilo chinês. Há ainda um belíssimo púlpito do século XIX. Possui imagens esculpidas em madeiras vindas de Portugal. Suspeita-se que duas imagens (Sta Bárbara e São jerônimo) tenham sido esculpidas por Aleijadinho. A igreja foi toda decorada por escravos.

Contatos: (31) 8541-0227- Sidney Pedrosa

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade