Festival gastronômico acontece nos dias 14 e 15; viola e violeiros terão destaque na programação
O município de Entre Rios de Minas promove, nos dias 14 e 15 de setembro, em praça pública, o Festival Gastronômico Receitas de Família, patrimônio imaterial municipal desde 2023. A organização do evento selecionou, entre cozinheiras e cozinheiros da cidade, dez receitas que que contam histórias afetivas sobre cozinhar, sentar à mesa e compartilhar entre familiares e amigos.
Os preparativos incluíram a confecção de revista com as histórias das receitas e capacitação com professora de gastronomia. Após essa fase, os participantes vão apresentar ao público, por meio de barraquinhas na praça Senador Ribeiro, no centro da cidade, os resultados. Após “degustarem as histórias e se inspirarem nos pratos”, quem participar do festival poderá dar uma nota à receita e ajudar os chefs jurados técnicos a escolher o melhor prato do festival.
O evento gastronômico, realizado desde 2017, coloca em evidência iguarias legítimas da terra, consideradas importantes exemplo da culináriande raiz, como frango com quiabo, da dona Maura; umbigo de banana com linguiça, da Silvane; filé com bolinhos de mandioca, do casal Silvano e Deize; e porco serrado com couve, da dona Bernadete. No dia 15, às 16h, será anunciada a receita vencedora de 2024. Também será escolhida a história e decoração da melhor barraca.
Há de se esperar “uma comunidade empenhada em oferecer suas melhores histórias, suas melhores decorações e as mais saborosas receitas de família, algo que transcende o tempero, a cocção, o cheiro, a competição. Uma grande e colaborativa família num dia de festa. Como um almoço de domingo na casa da avó com as crianças brincando no terreiro e a viola tilintando alto no alpendre. Mulheres, homens, crianças e jovens se divertindo como uma só família”, descreveu o jornalista Marcelo Batista, jurado da primeira edição do festival.
A programação acontece o dia todo na praça central e terá aulas de culinária, workshop e roda de conversa, além de oficina para crianças no Centro Cultural João Ribeiro, já com inscrições abertas. Considerada expressão musical, de saber e linguagem singular em Minas Gerais, as violas estarão presentes nos dois dias de evento, comandadas por Rogério de Castro e Rosélio Araújo e suas orquestras e violeiros.
Reconhecido como o patrimônio imaterial do Estado, os saberes, linguagens e expressões musicais das violas de Minas terão um espaço de destaque no festival. Serão ministrada palestra sobre viola caipira no auditório municipal, exibido o minidocumentário o “Artesão dos Sons”, que narra a história de Sebastião Azevedo, luthier de Entre Rios de Minas, e lançado o livro “Viola de Queluz,” de Walter Salgado, descendente de uma das famílias precursoras da fabricação da viola de Queluz.
O evento contará ainda com shows com vários estilos musicais, como reggae, MPB e pop rock. O grupo Bartucada, de Diamantina, que completa 52 anos em 2024, é um dos destaques da programação. Já o DJ Adriano Oliveira será responsável pela trilha no final dos dois dias de evento, enquanto MagoZen, banda de ‘world folk music’ de Conselheiro Lafaiete, fecha a programação.
A cidade
Entre Rios de Minas, um dos municípios do Circuito Trilha dos Inconfidentes, foi fundada há 310 anos. A cidade tem casarios preservados, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Brotas, de influência neogótica, e o Hospital Cassiano Campolina — patrimônio cultural do Estado, com suas lindas pinturas em uma arrojada edificação de linhas neoclássicas. O turista ainda encontra dez cachoeiras para banhos, entre elas a do Gordo, fazendas históricas, a casa de Taumaturga Manoelina, santa manuelina de Coqueiros, e as ruínas da Casa de Pedra, marco da chegada dos bandeirantes à região em 1701.
A cidade mineira do Campo das Vertentes é ainda conhecida como o berço do cavalo Campolina. Um monumento do cavalo da raça Campolina (chamada de estátua do Cavalo Montado), com mais de 4 metros de altura, de autoria do artista Zé Vasconcellos, todo customizado em aço inox, está no trevo da cidade, dando as boas-vindas aos turistas.
Serviço:
O que: Festival Gastronômico Receitas de Família
Onde: praça Senador Ribeiro, s/nº, centro de Entre Rios de Minas
Receitas participantes: Gostinho de infância, Bolinho Caipira, Carne de Lata com Mandioca, Picadinho de Língua, Feijão Tropeiro, Pastel de Angú, Galinhada, Feijão Tropeiro Caseiro, Croquete de Leitão e Coxinha de Frango com molho Bechamelaço.
Como chegar: a partir de Belo Horizonte, pegue a BR-040 e depois a MG-383, no sentido Tiradentes/São João del Rei.
Confira a programação:
Dia 14/9 (sábado)
11h: Violeiros de Queluz e Rogério de Castro
13h: Orquestra Violeiros Arpejo e Rosélio Araújo
16h: Banda Agregados
20h: Bartucada
22h: DJ Adriano Oliveira
*10h: aula-show com chef Luciano Avelar, com o tem “Do quintal à mesa” Arroz de porco caldoso com as riquezas da horta”
*13h: workshop “Desvendando os sabores e a magia da cachaça”, em dois dedos de prosa com sommelier e mixologista Pedro Resende
*15h: roda de Conversa “Valorização do pequeno produtor na gastronomia”, com chef Luciano Avelar e convidados.
Inscrições antecipadas no Whatsapp (31) 98623-6616
Onde: Centro Cultural Ministro João Ribeiro (rua Suassuí, 103, centro)
17h: apresentação do minidocumentário “Artesão dos Sons” e palestra “Viola Caipira”, com Rogério de Castro e Rosélio Araújo
18h: lançamento do livro “Viola de Queluz” de Walter Salgado
Onde: Auditório Municipal Nossa Senhora das Brotas (rua Monsenhor Leão, centro)
Dia 15/9 (domingo)
11h: apresentação dos violeiros Scheneider Asevedo, Laura Barile, Emerson Fonseca, Araguaia, Renato Ferreira, Rogério de Castro, Vinícius Correia, Jessica Soares, Larissa da Viola, Igor Violeiro e Tuca Boelsums individual e em conjunto;
16h: Resultado do Festival
17h: show de MagoZen
19h: DJ Adriano Oliveira
Onde: praça Senador Ribeiro, s/nº, centro
10h: oficina culinária para crianças com a chef Laís Matias. Inscrições: antecipadas no Whatsapp (31) 98623-6616
Onde: Centro Cultural Ministro João Ribeiro (rua Suassuí, 103, centro)
Mais informações no Whatsapp (31) 98623-6616 ou Instagram / @secult.erm
FONTE O TEMPO