Uma fisioterapeuta e professora bastante conhecida em Conselheiro Lafaiete (MG) foi conduzida no sábado (14), por volta das 19:00 horas, a Delegacia de Polícia Civil após atos racistas no recinto interno do Hospital e Maternidade São José.
Segundo informações, a Polícia Militar foi acionada ao local onde a médica de plantão relatou que durante atendimento a um paciente, foi desrespeitada pela cunhada do assistido, a qual tratava com grosseria toda a equipe, também realizando filmagens dentro do nosocômio, e ao ser advertida, disse que faria o que quisesse, proferindo palavras, que de acordo com a vítima, ofendeu em sua honra, fato presenciado por testemunhas que estavam no local.
A autora foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil por injúria racial, mas responderá por processo na Justiça. Injúria racial é um crime que consiste em ofender a dignidade ou decoro de alguém em razão da sua raça, cor, etnia ou procedência nacional. A Lei 14.532/2023 equiparou a injúria racial ao crime de racismo, estabelecendo as seguintes características: Pena de reclusão de 2 a 5 anos e multa. Crime imprescritível e não cabe fiança.