Marca da Volkswagen retorna com modelos elétricos que miram diretamente o Jeep. A promessa é uma reviravolta nos SUVs off-road!
Os amantes de veículos off-road e SUVs podem começar a segurar a ansiedade: uma marca lendária, que remete ao pioneirismo dos anos 60, está prestes a voltar às estradas.
A Volkswagen surpreendeu ao anunciar o renascimento da Scout Motors, um nome histórico que, desta vez, vem com um objetivo ousado — competir diretamente com a Jeep e oferecer SUVs e picapes elétricos que resgatam o visual e a robustez clássica, mas com a tecnologia do futuro.
A pergunta que fica é: o que há de tão especial nesse retorno que promete mexer com o mercado de utilitários esportivos?
No centro dessa retomada estão dois novos modelos 100% elétricos: o SUV Traveler e a picape Terra, ambos projetados com uma autonomia impressionante e características de construção que unem o espírito rústico ao design moderno.
A Scout Motors renasce inspirada pela International Scout, uma marca que fez história como rival do Jeep Willys no passado.
Agora, a Volkswagen busca um público que valoriza a combinação de tradição e inovação, mirando diretamente na expansão do mercado de SUVs e caminhonetes elétricas com um toque retrô.
A história e a inspiração da International Scout
A origem da Scout remonta aos anos 1950, quando a International Harvester Company — conhecida por sua produção de tratores e caminhões — decidiu lançar seu primeiro veículo utilitário, o Travelall, inspirado em picapes robustas.
Logo em seguida, a marca apresentou o Scout, um concorrente direto do Jeep Willys, que combinava resistência e performance em qualquer terreno.
Essa reputação de confiabilidade e estilo despojado atraiu fãs por décadas, tornando a Scout um ícone entre os veículos off-road.
Agora, com a Scout Motors sob o comando da Volkswagen, a nova linha busca evocar a essência desses pioneiros, mas com uma nova abordagem: a eletrificação.
Scout Motors e seus modelos anunciados: Traveler e Terra
Traveler: o SUV raiz, agora elétrico
O SUV Traveler foi desenhado com base no estilo robusto da década de 1960, mas adaptado para o mundo dos carros elétricos.
Construído com carroceria sobre chassi — uma característica que dá a ele a sensação de um “verdadeiro SUV” — o Traveler promete uma autonomia elétrica de aproximadamente 500 km, sem a necessidade de combustíveis fósseis.
Mas, para quem procura uma autonomia ainda maior, o modelo terá a opção de um extensor de autonomia, que é um motor a gasolina que complementa o desempenho elétrico.
Terra: a picape para todos os terrenos
A Terra, uma caminhonete que utiliza a mesma configuração de carroceria e chassi sobre longarinas que o Traveler, também entrega cerca de 500 km de autonomia somente com sua bateria elétrica.
Com o extensor de autonomia, a picape pode atingir até 800 km, proporcionando um alcance significativo para quem precisa de um veículo para viagens longas ou áreas remotas.
Embora os detalhes do motor a gasolina para o extensor de autonomia não tenham sido divulgados, o sistema é semelhante ao que a Honda usa em seus híbridos, funcionando apenas para recarregar as baterias sem tração nas rodas.
Tecnologia de ponta: arquitetura 800 V e carregamento bidirecional
A Volkswagen revelou que a arquitetura elétrica de 800 V será um dos principais diferenciais desses modelos, garantindo carregamentos mais rápidos e eficientes.
Com capacidade de até 350 kW para recarga, os veículos podem ser carregados em menos tempo e também possuem capacidade de carregamento bidirecional, permitindo que o veículo funcione como fonte de energia para outros dispositivos em situações emergenciais ou para atividades ao ar livre.
Data de lançamento e preços estimados dos modelos da Scout Motors
Ainda vai demorar um pouco para que esses modelos cheguem às ruas: o lançamento oficial está programado para 2027, com a Scout Motors atuando como uma marca independente sob o guarda-chuva da Volkswagen.
Quem desejar garantir uma dessas máquinas históricas pode reservar um dos modelos por US$ 100, um preço que pode facilitar a entrada de mais fãs para a nova fase da Scout.
O valor do Traveler está estimado em US$ 50 mil, ou cerca de R$ 285 mil no câmbio atual, enquanto a Terra terá um custo em torno de US$ 51.500 (cerca de R$ 294 mil).
Esses valores reforçam a competitividade da Scout no mercado dos utilitários de luxo, com preços que colocam os novos modelos como rivais diretos da Jeep, sem abrir mão de tecnologia e inovação.
O futuro dos SUVs e picapes elétricas
A reestreia da Scout Motors marca um novo capítulo para a Volkswagen, que busca consolidar sua presença no segmento de veículos elétricos.
A decisão de incluir um motor a combustão como extensor de autonomia é estratégica, pois proporciona uma vantagem para o público que deseja um carro elétrico mas com alcance ampliado.
Essa retomada sugere que o mercado de SUVs e caminhonetes não apenas está se expandindo, mas também se reinventando para atender às demandas de sustentabilidade sem abrir mão de potência e estilo clássico.
E agora?
Com a promessa de competir diretamente com ícones como a Jeep, a Scout Motors representa mais que um retorno nostálgico — é uma aposta no futuro dos veículos elétricos e nas possibilidades da eletrificação em terrenos variados.
Mas será que essa fusão entre o estilo clássico e a tecnologia moderna da Volkswagen vai realmente conquistar o coração dos fãs de SUVs?
Qual é sua opinião? Será que a Scout Motors conseguirá superar a Jeep e liderar a nova era dos SUVs e picapes elétricas?
FONTE CLICK PETRÓLEO E GÁS