As rodovias de Minas Gerais podem se tornar modelo nacional com o massivo investimento que busca impulsionar o setor de infraestrutura no estado.
Você imagina rodovias modernas e seguras, transformando o cenário de transporte e geração de empregos em Minas Gerais? Esse futuro está cada vez mais próximo!
Com um investimento de impressionantes R$ 25 bilhões, as principais estradas do estado se preparam para uma revolução na infraestrutura.
Na última década, as rodovias mineiras enfrentaram desafios de infraestrutura e segurança.
Agora, o Grupo EPR, vencedor do leilão de concessão de um trecho estratégico da BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, promete uma transformação radical.
No próximo dia 5, um evento na capital mineira detalhará o plano ambicioso do grupo, que visa uma série de melhorias de longo prazo em rodovias do estado e até no Paraná.
Com duplicações, faixas adicionais e novos sistemas de pedágio eletrônico, a proposta é transformar Minas em referência nacional em infraestrutura rodoviária.
Evento para alavancar investimentos e parcerias
Para consolidar o projeto, o Grupo EPR se reunirá com potenciais parceiros e fornecedores de construção civil em Belo Horizonte.
O encontro, organizado no Sindicato da Indústria da Construção Pesada de Minas Gerais (Sicepot-MG), visa integrar empresas locais e fortalecer a cadeia de fornecedores necessária para a execução das obras.
Com mais de R$ 25 bilhões a serem aplicados ao longo dos próximos 30 anos, o projeto deve impulsionar o setor de construção e gerar milhares de empregos diretos e indiretos no estado.
Concessões estratégicas para Minas Gerais
O projeto de modernização de rodovias do Grupo EPR envolve várias concessões em Minas Gerais. Abaixo, os principais detalhes das rodovias contempladas:
EPR Triângulo: Com um investimento previsto de R$ 3,5 bilhões, essa concessão abrangerá nove rodovias no Triângulo Mineiro.
As obras beneficiarão 16 municípios da região, oferecendo mais segurança e agilidade no transporte.
EPR Sul de Minas: Pioneira na implementação do sistema de pedágio free flow, essa concessão receberá R$ 2,5 bilhões para melhorar o fluxo de veículos sem a necessidade de paradas nas praças de pedágio, proporcionando uma viagem mais rápida e segura.
EPR Vias do Café: Localizada em uma área de grande movimentação de transporte e comércio, a concessão receberá cerca de R$ 2,8 bilhões ao longo dos próximos 30 anos, sendo que mais de R$ 800 milhões serão investidos apenas nos cinco primeiros anos, para acelerar as obras.
EPR Via Mineira (BR-040): O trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora será um dos principais focos de investimento, com previsão de R$ 5,1 bilhões em melhorias.
Serão construídos 164 km de duplicações, além de 15 marginais e 8 passarelas, aumentando a segurança e a acessibilidade dos motoristas.
Leilão e o impacto no valor do pedágio
A concessão da BR-040, uma das rodovias mais movimentadas do estado, foi vencida pelo consórcio Infraestrutura MG, liderado pela EPR.
Com a promessa de melhorias significativas, o grupo ofereceu um desconto de 11,21% na tarifa inicial do pedágio, atraindo a concessão do trecho que liga Belo Horizonte a Juiz de Fora.
No entanto, o novo contrato já trouxe impacto direto para os usuários: desde agosto, o valor do pedágio foi reajustado, dobrando o custo nas três praças da rota.
Agora, automóveis, caminhonetes e furgões que percorrem o trecho pagam R$ 12,70 em cada praça de pedágio.
Os valores se aplicam nas três principais praças da rota: Itabirito, Conselheiro Lafaiete e Barbacena, cidades que compõem esse importante eixo de transporte entre a capital mineira e a Zona da Mata.
Expectativa para geração de empregos e fortalecimento da economia
O impacto econômico desse megainvestimento vai além da melhoria na infraestrutura rodoviária.
A expectativa é que o setor de construção civil em Minas Gerais ganhe um impulso significativo, com milhares de vagas de trabalho criadas ao longo dos próximos anos.
A demanda por mão de obra especializada, equipamentos e materiais de construção tende a fomentar novos negócios e fortalecer empresas locais.
Conforme as obras se desenrolam, cidades no entorno das rodovias concessionadas devem se beneficiar economicamente, com aumento do comércio e da oferta de serviços.
De acordo com especialistas, essa onda de investimentos coloca Minas Gerais em um patamar elevado na atração de novos negócios, tornando-se um polo atrativo para empresas interessadas em infraestrutura e inovação em transporte.
Minas Gerais como referência nacional em infraestrutura
Se todas as etapas do projeto forem cumpridas conforme o cronograma, as rodovias mineiras poderão se tornar um modelo para outras regiões do Brasil.
O uso de tecnologias avançadas, como o pedágio free flow, já sinaliza o compromisso do Grupo EPR com a modernização.
Esse projeto pode abrir um precedente para futuras concessões e mostrar ao país um caminho de modernização e eficiência em transporte rodoviário.
Com investimentos dessa magnitude, o projeto é ambicioso e reflete uma estratégia de desenvolvimento que coloca Minas no mapa das principais inovações em infraestrutura viária do Brasil.
FONTE CLICK PETRÓLEO E GÁS