O distrito de Brumal, em Santa Bárbara, guarda uma relíquia do século XVIII, a Igreja Matriz de Santo Amaro. Com características da primeira fase do barroco, o imóvel foi tombado pelo IPHAN, em 1938, e pelo IEPHA, em 1989.
Atualmente fechada para atividades litúrgicas, por causa da degradação na qual se encontrava, a Igreja está passando por um processo de restauração, por meio do projeto “Qualificação Profissional e Restauração Arquitetônica e Artística da Igreja Matriz de Santo Amaro”, contemplado via Semente, com o apoio do @patrimoniocultural.mpmg, e executado pelo proponente Joaquim Artes e Ofícios.
No início dos trabalhos, a edificação apresentava trincas, deslocamentos e desprendimentos nos acabamentos e, possivelmente, nos suportes. Além disso, havia degradação do madeiramento da estrutura autônoma e do telhado, com danos provocados por ataques de insetos xilófagos, infiltrações, apodrecimento e umidade.
Com os trabalhos de restauração em andamento, um verdadeiro canteiro de obras foi instalado, para resolução de todos os problemas encontrados na estrutura e devolver o patrimônio à comunidade.
🌱 Transformar ideias em realidade: esta é a proposta do Semente. Uma iniciativa do @caoma.mpmg do Ministério Público de Minas Gerais (@mpmg.oficial), em parceria com o @cemais.org.br, para recebimento de projetos socioambientais.