×

Na faixa dos R$ 20 mil, Chevrolet faz a alegria de motoristas exigentes com carro popular, confiável e de manutenção barata

Chamando a atenção no mercado de seminovos, o Chevrolet Celta usado pode custar cerca de R$ 20 mil. Descubra qual é a melhor versão do carro popular mais amado do Brasil e os cuidados necessários antes da compra.

Originado do projeto Blue Macaw (Arara-Azul), o Chevrolet Celta usado está conquistando muitos motoristas por custar menos de R$ 20 mil. Lançado no final de 2000 e produzido até 2016, o carro popular manteve-se praticamente inalterado em termos de estilo ao longo dos anos. No entanto, essa constância não impediu seu sucesso: mais de 1,5 milhão de unidades foram vendidas em seus 15 anos de mercado.

Por que mesmo em 2024, o Celta usado ainda é um dos carros populares mais procurados?

Mesmo em 2024, o Chevrolet Celta usado continua a ser uma escolha popular entre os compradores de carros usados no Brasil, e há várias razões para essa procura contínua. Primeiramente, o custo-benefício do Celta é um fator importante. Com preços abaixo de R$ 20 mil, o Celta oferece uma opção acessível para aqueles que buscam um carro confiável sem gastar muito.

Além do preço atrativo, o Celta é conhecido por sua durabilidade e baixo custo de manutenção. As peças de reposição são facilmente encontradas e relativamente baratas, o que torna o carro uma opção prática para muitos motoristas. Sua mecânica simples e robusta facilita reparos, e muitos mecânicos estão familiarizados com o modelo, garantindo um serviço eficiente e econômico.

O consumo de combustível do Celta também é um ponto positivo. Com um motor econômico, ele oferece uma boa eficiência energética, essencial em tempos de altos preços de combustível. Isso torna o Celta uma escolha viável para quem precisa de um carro para uso diário, seja para ir ao trabalho ou para pequenas viagens.

Outro fator que contribui para a popularidade do Chevrolet Celta é sua confiabilidade. Ao longo dos anos, o Celta construiu uma reputação de ser um carro resistente e confiável, capaz de enfrentar as condições variáveis das estradas brasileiras sem grandes problemas.

Em resumo, o Chevrolet Celta usado continua a ser procurado em 2024 devido ao seu preço acessível, baixo custo de manutenção, eficiência de combustível e confiabilidade comprovada, tornando-o uma opção atraente para muitos compradores de carros usados.

Inicialmente foi oferecido apenas com motor de quatro cilindros de 60 cv, que assim como a plataforma, também era originada do Corsa B que estreou por aqui em 1994. A ideia era oferecer ao motorista brasileiro um veículo despretensioso, mas prático, fácil e barato de se manter, algo facilmente encontrado nos veteranos Volkswagen Gol, Fiat Uno e Ford Ka.

No ano de 2002, o Chevrolet Celta passou a ser vendido com quatro portas e motor 1.0 VHC que na prática rendeu até 10 cv extras em relação ao primeiro. No ano seguinte foi a vez da Energy, equipada com 1.4 de 85 cv, chegar por aqui.

Contudo, a maior mudança ocorreu em 2005, aproveitando a carona dos motores multicombustíveis como o que aconteceu com o estreante VW Gol Power 1.6, em 2003.

No carro popular da GM, a potência tanto com etanol quanto com gasolina ficava em 70 cv, porém o torque com combustível vegetal ficava em 9 kgfm e no derivado do petróleo 8,8 kgfm. Para se manter no mercado cada vez mais disputado por modelos populares, na linha 2006 o hatch ganhou sua primeira reestilização resumida no conjunto frontal com grade e faróis maiores. 

Qual a melhor versão do Celta usado para comprar?

O Celta usado, independentemente da versão a ser escolhida, é um carro popular que, definitivamente, agradou em cheio e, mesmo tendo saído de linha, ainda faz sucesso.

A prova dessa afirmação está no último estudo de novembro da Fenabrave, o qual aponta o modelo como o sexto carro mais negociado com 20.441 unidades vendidas, só perdendo para o Toyota Corolla, Chevrolet Onix, Fiat Uno, Fiat Palio e o VW Gol.

Vendido nas opções com duas e quatro portas a partir de 2002, a dica é optar pelas versões com mais saída, ou seja, a de quatro portas e flexíveis que rodam a gasolina ou etanol, lançadas a partir de 2005. A direção hidráulica é um dos itens mais exigidos. Em segundo, vem o ar-condicionado.

Se você quiser um pouco mais de potência, pode levar a Energy 1.4 (85 cv), lançada em 2003. Apesar de rara no mercado de usados, ela é tão econômica quanto a 1.0, uma média de 8,4 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada.

A melhor versão do Chevrolet Celta usado, considerando custo-benefício, é o Celta 1.0 LT. Lançado em 2012, essa versão traz alguns diferenciais importantes:

  1. Conforto e Conveniência: O Celta LT oferece itens como ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos, que não são comuns nas versões mais antigas e básicas.
  2. Economia de Combustível: Equipado com motor 1.0 Flex, o Celta LT é conhecido por sua economia de combustível, tanto na cidade quanto na estrada, o que é uma vantagem significativa em tempos de preços elevados de combustíveis.
  3. Baixa Manutenção: Como todos os modelos Celta, a versão LT é conhecida por sua manutenção barata e disponibilidade de peças, facilitando a vida dos proprietários.

Para facilitar sua busca, aqui estão alguns links onde você pode encontrar o Chevrolet Celta 1.0 LT usado a preços acessíveis:

  1. OLX BrasilCelta 1.0 LT Usado na OLX
  2. WebmotorsCelta 1.0 LT Usado na Webmotors
  3. iCarrosCelta Usado no iCarros

O Chevrolet Celta 1.0 LT é a melhor versão usada para quem busca um carro acessível, econômico e com bom custo-benefício. Com seu histórico de confiabilidade e baixo custo de manutenção, ele continua a ser uma escolha popular entre os motoristas brasileiros.

No caso da lente dos faróis, mesmo em um Chevrolet Celta usado mais novo, elas costumam embaçar devido à má vedação entre a peça transparente e o refletor. Uma solução simples que pode sanar o problema é aplicar uma fina camada de silicone entre os dois componentes citados acima. 

Os discos e pastilhas de freio também devem ser verificados com cautela, por causa de sua menor durabilidade: aos 15 mil km, em média. Mas há casos de trocas com quilometragem menor ainda.

Quanto aos recalls, verifique se a unidade pretendida já passou pela troca de filtro de combustível dos veículos produzidos de 10/2013 a abril de 2014. Outro item envolvido é o airbag do motorista. Desta forma, veja com cuidado se as unidades produzidas entre 2012 e 2015 já tiveram a peça substituída.

FONTE:CLICK PETROLEO E GAS

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp