EPR Via Mineira, responsável pela parte da rodovia desde 6 de agosto deste ano, anunciou prazo para as duplicações
O trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora será duplicado em sete anos, conforme divulgado pela EPR Via Mineira, concessionária responsável pelo setor da rodovia desde agosto deste ano. A informação foi divulgada durante evento que celebrou os 100 dias desde o início da nova concessão, que se estenderá pelos próximos 30 anos.
A expectativa da empresa é de que o trecho entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete já esteja duplicado em até cinco anos do início de contrato, ou seja, até 2030. O trecho completo da concessão, até Juiz de Fora, será duplicado até 2032, data que marca os sete anos do acordo.
A informação foi inicialmente divulgada pelo diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio. “A partir do segundo ano (de contrato), nós teremos o início das duplicações e outras grandes obras. Com a conclusão no sexto ano, no mais tardar no sétimo, ou seja, teremos todas as obras executadas na rodovia. Entre elas, todas as duplicações dos trechos que estão dispostos no contrato”, afirmou.
Em seguida, o diretor da EPR, Eric Camargo de Almeida, detalhou a previsão de conclusão das obras. “O prazo é possível. Nós já estamos trabalhando desde o início dos estudos do projeto da BR-040. Sabíamos dessa dificuldade. Quando ganhamos o leilão, aumentamos o ritmo desses trabalhos e temos discutido incansavelmente com o IBAMA, além de já termos iniciado os trabalhos de identificação e desapropriações das propriedades, para que a gente não tenha nenhum problema de gargalo para iniciar as obras”, já informou o representante.
Concessão
A concessão da BR-040 foi formalizada em abril deste ano, quando a EPR Via Mineira venceu o leilão com uma proposta de desconto de 11,21% sobre a tarifa básica de pedágio no trecho. O contrato terá duração de 30 anos e inclui o trecho de aproximadamente 300 km entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata. O investimento total previsto para o projeto é de R$ 8,7 bilhões, sendo que R$ 3,5 bilhões devem ser investidos obras iniciadas entre 2026 e 2027.
A BR-040 deve “crescer” em cerca de 253 km. A previsão é de que 164 km da via sejam duplicados; 42 km de faixas adicionais, 15 km de vias marginais, 14 km de ciclovias, 33 dispositivos de interconexão e 8 passarelas sejam construídas a partir do terceiro ano de concessão.
FONTE: O TEMPO