No início da tarde de quinta-feira, 02 de janeiro, a Polícia Militar foi acionada no Bairro Água Santa, em Barbacena, onde uma mulher, 30 anos, relatou que seu irmão, 38 anos, havia se apossado do celular de sua mãe, 69 anos, e, ao tentar impedir que ele deixasse a residência com o aparelho, foi agredida fisicamente com socos, chutes e tentativa de enforcamento, sofrendo diversas lesões.
O autor também teria empurrado a mãe contra uma máquina de lavar roupas antes de fugir do local com o celular, proferindo ofensas de baixo calão contra ambas. Os militares localizaram o autor próximo à BR-040 e durante a abordagem, ele resistiu intensamente, sendo necessário o uso diferenciado da força.
O autor se recusou a relatar sua versão dos fatos. Ele estava extremamente agitado e desferiu diversos chutes no compartimento de segurança da viatura (cofre) vindo a danificá-la quebrando a lateral esquerda. A perícia foi acionada e realizou os trabalhos de praxe. O celular roubado foi recuperado e o autor foi preso e levado para a Delegacia.