×

Deslizamento de terra de mineradora atinge nascente de casas; JMN diz erosão já foi solucionada

Nesta semana, a comunidade de Tapera na divisa de Piracema (MG) em Desterro de Entre Rios, perto da localidade de Barro Branco, sofreu com o deslizamento de terra que atingiu nascente que abastece diversas residências da região, deixando um rastro de lama. A situação, oriunda mineradora JMN, revoltou os moradores que divulgaram vídeos do lamaçal. “Estamos pedindo um socorro para que isso não aconteça mais”, disse um morador.

Em nota a nossa redação, a JMN Mineração A JMN Mineração informa que, ontem, 7 de janeiro, ocorreu uma erosão pontual em seu terreno devido às intensas chuvas na região, que totalizaram 90 mm em uma hora, com uma concentração de 50 mm em apenas 20 minutos. Essa precipitação elevada gerou um aumento significativo no volume de água na mina, resultando em uma enxurrada que ultrapassou os limites do terreno da mineradora. Em decorrência desse problema, todos os recursos, como máquinas e caminhões, foram direcionados para a correção da erosão, que já foi solucionada e não apresenta risco, mesmo se houver novas chuvas intensas.
A enxurrada não atingiu nenhuma nascente próxima ao terreno. A empresa, após vistoria no local e diálogo com os moradores, constatou que a água utilizada contém sedimentos comuns neste período. A JMN Mineração reafirma seu compromisso com a comunidade de Desterro de Entre Rios e com o meio ambiente, e se coloca à disposição para mais esclarecimentos.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp