913 buracos. Isso mesmo que foi levantado pela atual administração em toda a extensão vária urbana de Conselheiro Lafaiete (MG). A catalogação numérica foi alvo de reportagem postada na manhã desta terça-feira (14) quando o Prefeito Leandro Chagas (PRD) usou as redes sociais para divulgar a problemática situação de deterioração do asfalto das vias e avenidas da cidade. A reclamação é geral, estraga carros, prejudica o transporte público e desperdiça recursos públicos com as operações tapa-buracos. E nada se resolve!
A postagem foi repercutida pelo próprio prefeito que citou em no vídeo em que foi cobrado como chegou ao número exato de buracos. E não foi chutômetro. Foi tecnologia que ele está usando em todas as áreas para superar os desafios de administrar uma cidade sem recursos com demandas urgentes represadas há vários anos e atravessando administrações sucessivas.
Ele reagiu de forma irônica ao ser questionado sobre o número dos buracos. “Está todo mundo perguntando como a gente sabe do número de buracos em Lafaiete. É obvio que tem uma empresa de inteligência artificial. O que gente tanto fala em inovação e tecnologia. Por isso a gente tá conseguindo entender as reais demandas de nossa cidade e trabalhando com a verdade e resolvendo problemas de forma duradouras e otimização de recursos públicos”, salientou.
A inteligência artificial (IA)
Através da tecnologia utilizada permitiu identificar a localização exata e a gravidade de cada buraco, oferecendo um panorama preciso da situação viária da cidade. Caçadora de buracos: startup usa IA (Inteligência Artificial) para revitalizar ruas brasileiras. A história por trás do veículo equipado com inteligência artificial que mapeia em tempo real e com exatidão, através da geolocalização, as necessidades de manutenção das cidades do Brasil chegaram a Lafaiete.
O cotidiano das cidades envolve problemas como ruas esburacadas, irregularidades em calçadas e sinalizações, acúmulo de resíduos, entre outras questões delicadas para a população. A partir do incômodo com esse tipo de situação surgiu a Mapzer, startup brasileira responsável pelo carro que inspeciona as regiões urbanas com inteligência artificial.
Startups que oferecem serviços de inteligência artificial para identificar problemas nas ruas das cidades é um bom exemplo de uso da IA para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Bons exemplos
Entre os casos de sucesso da startup estão a cidade de Goiânia (GO), que reduziu 46% do número de buracos e 49% de irregularidades em tampas de bueiro entre junho e setembro de 2023, e o município de Batatais (SP), cujo desempenho de sinalizações irregulares de trânsito melhorou em 57%.
Hortolândia (SP) também é destaque. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos da cidade, após o início da implantação do serviço, a dinâmica de trabalho se tornou mais otimizada. “Hoje, as equipes já saem para as ruas com a ordem de serviço em mãos para cumprir o trabalho”, afirma o secretário-adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício.
Embora a inteligência artificial generativa utilizada no veículo seja capaz de captar mais de trinta tipos de ocorrências, a startup pretende aprimorar algumas funcionalidades. Para o futuro, a Mzpzer vai avançar em outras áreas, como meio ambiente, monitorando árvores e emissões de gás carbônico e a medição de iluminação noturna dos municípios. Atualmente a inteligência artificial da Mapzer é totalmente desenvolvida e operada pela startup.