As marchinhas estarão de volta no sobe/desce das ladeiras históricas de Minas Gerais. Se no passado, Ouro Preto atraía multidões de turistas, com o renascimento do carnaval em Belo Horizonte, a festa de Momo na cidade – patrimônio pela Unesco – foi esvaziada. Para dar uma guinada nessa realidade e tentar atrair mais turistas, lá a programação carnavalesca promove uma volta às origens, com uma celebração vibrante de renovação da tradição, cultura, religiosidade e alegria – seja você um amante das músicas antigas, um entusiasta da história do lugar ou um aventureiro em busca de passeios junto à natureza.
Ouro Preto se prepara para um carnaval memorável em 2025. A celebração deste ano tem tudo para ser uma das maiores já organizadas, com um número recorde de blocos, um dos desfiles de escolas de samba mais esplêndidos de Minas Gerais e um investimento sem precedentes na festa.
Flávio Malta, Secretário de Cultura e Turismo, comemorou o feito: “O carnaval de Ouro Preto 2025 será recorde, com o maior número de blocos de rua já registrados. Este é um marco para nossa cidade, que reflete a paixão do nosso povo pela cultura e pela festa. Estamos prontos para fazer história e oferecer aos foliões uma experiência única.”
Marco histórico
Em 2025, o carnaval de Ouro Preto promete ser inesquecível, com um total de 61 blocos animando a festa, tanto na sede quanto nos distritos, oferecendo uma rica diversidade musical e cultural para um público variado. O Bloco Zé Pereira dos Lacaios, fundado em 1867, é reconhecido como o mais antigo em atividade no Brasil. Com seus famosos bonecos gigantes, o bloco preserva uma tradição que perdura por gerações.
RECORDE DE BLOCOS
Em 2008, Bloco Jesus é Bom à Beça animou os foliões na Rua Direita, em Ouro Preto Emmanuel Pinheiro/EM
Em 2007, quem agitava as ruas de Ouro Preto era o Bloco Balanço da Cobra Renato Weil/EM
Ouro Preto quer resgatar o carnaval das antigas e ser tornar o maior destinho de folia no interior de Minas Gerais Marcos Michelin/EM
Bloco do Caixão estará e volta com ousadia e sensualidade Renato Weil – 2014
Irreverente, abusado e desafinado, bloco da Bandalheira é diversão pelas ruas de Ouro Preto Túlio Santos/EM
O maior da história
O carnaval de Ouro Preto 2025 promete ser o maior da história. Pela primeira vez, a festa contará com 61 blocos de rua confirmados, superando todas as edições anteriores e consolidando-se como uma das mais grandiosas de Minas Gerais. Nunca antes o município teve uma programação tão extensa, abrangendo tanto a sede quanto os distritos, e prometendo uma celebração de proporções inéditas.
Na sede, 30 blocos de rua irão invadir as ruas de pedra e ladeiras históricas, com grandes tradicionais como o Balanço da Cobra, Bloco do Caixão e Charanga de Lata, além de blocos recentes que vêm conquistando cada vez mais público, como o Bloco da Lama e o Bloco Vira Saia. A cidade, com sua beleza única, será o cenário perfeito para essa festa histórica.
Com toda a infraestrutura planejada para receber foliões de todos os cantos, Ouro Preto está mais do que preparada para viver o maior Carnaval de sua história. Confira a programação completa nos canais oficiais da Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto.
A sede de Ouro Preto terá 30 blocos desfilando durante o Carnaval, levando irreverência e tradição às ruas históricas. Confira a lista oficial: Balanço da Cobra, Bandalheira, Bloco da Barra, Bloco do Mato, Bloco do Caixão, Charanga de Lata, Diretoria, Fanáticos, Funerária, Gatas e Gatões, Jesus é Bom a Beça, Lajes, Liga pra Rádio, Maracatrupe, Mobim, Os Chifrudos, Os Conspirados, Pirata, Sanatório Geral, Vermelho e Branco, Zé Bastião, Zé Pereira do Padre Faria, Zé Pereira dos Lacaios, Karnaval Revolução, Bloco Vira Saia, Bateria Carabina, Bloco Os Possuídos, Associação das Repúblicas – Saudade da Mãe, Bloco do Camaleão, Bloco da Lama.
Blocos dos distritos
Além da sede, os distritos de Ouro Preto terão 31 blocos distribuídos entre diferentes localidades. Confira a programação por distrito:
Antônio Pereira: Altas Horas, Fanfarrast, Total Flex e Bloco Folões de Praça
Rodrigo Silva: As Viúvas, Bloco da Lata, Cabaré, Chama a Polícia, Os Dungas, Praia, Vai Quem Quer, Vira Folhas
Cachoeira do Campo: Barbeiro, Bloco da Madrugada, Caipirinha, EmCima, Quero Mais, Vira Folha, 0.20 Vazado, Bloco dos Dungas, Lu no Bloco, Os Barbeiros (160 anos)
Glaura: Barcanas, Mô Fio
Santo Antônio do Leite: Fervendo Leite, Salto, Vira Copo, Pijama, Chapada, Unidos Chaparemos
Amarantina: Pré-Carnaval – Guido de Borgonha, Bloco Cordão da Tradição
Engenheiro Corrêa: Bloco do Trem.
Prévia do carnaval
A folia em Ouro Preto já começa na quinta-feira (27/2), com o bloco Vermelho e Branco dando início às festividades, atraindo milhares de foliões pelas famosas ladeiras da cidade. Em edições passadas, o número de participantes chegou a impressionantes 17 mil.
Carnaval universitário
A cidade é um destino popular para estudantes de diversas partes do Brasil que buscam participar de um dos maiores Carnavais universitários do país. As repúblicas estudantis organizam festas exclusivas e blocos tradicionais, tornando Ouro Preto um dos locais mais desejados pelos jovens foliões.
Homenagem especial
O carnaval deste ano também será uma celebração especial dos 50 anos do Bloco Balanço da Cobra, um dos tradicionais e animados da cidade. Criado em 1975, o bloco se estabeleceu como símbolo da festividade local, com suas marchinhas irreverentes e críticas sociais. Nesta edição, sua história será homenageada como tema central, celebrando meio século de alegria, tradição e muita história, com um desfile que promete resgatar a essência e a energia que encantam foliões de várias gerações.