Ponte com 12,4 km de extensão começará a erguer seus pilares. Este projeto de R$ 9 bilhões visa conectar cidades, gerando mais de 7 mil empregos e beneficiando 250 municípios baianos. Além de melhorar a mobilidade, a ponte promete impulsionar a economia e o turismo regional.
Desde os anos 1960, a Bahia nutre o sonho de conectar Salvador à Ilha de Itaparica por meio de uma ponte que não apenas encurte distâncias, mas também promova o desenvolvimento econômico e social da região.
Após décadas de planejamento e debates, esse projeto monumental começa a se materializar, prometendo transformar a mobilidade e a economia locais.
Aprovação decisiva impulsiona projeto
Em 12 de fevereiro de 2025, o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) homologou por unanimidade uma proposta de consenso entre o governo estadual e a concessionária responsável pela obra.
Essa decisão permite a assinatura de um aditivo contratual essencial para o avanço do projeto.
O presidente do TCE-BA, conselheiro Marcus Presidio, destacou a viabilidade da construção e enfatizou a importância de iniciar as obras conforme o cronograma estabelecido.
Detalhes da obra e investimentos
A Ponte Salvador-Itaparica será a maior ponte sobre lâmina d’água da América Latina, com 12,4 km de extensão.
O projeto prevê duas pistas, cada uma com duas faixas de rolamento e acostamento, além de um trecho estaiado de 860 metros.
O investimento estimado é de R$ 10,4 bilhões, realizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com os grupos chineses CRCC e CCCC.
A concessão terá duração de 29 anos, incluindo seis anos destinados à construção.
Geração de empregos e impacto econômico da ponte
A construção da ponte deverá gerar cerca de 7 mil empregos diretos e indiretos, com a maior parte das vagas destinada à mão de obra baiana.
Para isso, serão implementadas ações de qualificação profissional em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), além do fortalecimento dos pequenos negócios na área de influência da ponte.
O CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, Cláudio Villas Boas, apresentou esses dados durante reunião com o secretário da Setre, Augusto Vasconcelos.
Avanços recentes e cronograma
Em março de 2024, a concessionária iniciou a perfuração na beira do mar, utilizando plataformas no município de Vera Cruz, como parte da etapa de sondagem do projeto.
Em fevereiro de 2025, 75% do processo total de sondagem já havia sido concluído, incluindo a finalização da etapa em águas rasas na Baía de Todos-os-Santos.
A instalação do canteiro de obras está prevista para o início de 2026, com conclusão estimada até 2029.
Benefícios para a região com a nova ponte
Além de melhorar a mobilidade, a ponte promete impulsionar o turismo e atrair investimentos para a região.
Estima-se que 10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios serão beneficiados, especialmente nas regiões do Recôncavo Sul, Baixo Sul e Região Metropolitana de Salvador.
A obra também deve descongestionar o sistema de ferry boat, reduzindo filas e longas esperas, especialmente em períodos de pico.
Valorização imobiliária e expectativas locais
A perspectiva da construção da ponte já provoca impactos no mercado imobiliário da Ilha de Itaparica.
Corretores relatam uma valorização de até 20% nos preços dos imóveis, atribuída à expectativa de maior desenvolvimento e facilidade de acesso à capital.
A comunidade local aguarda com entusiasmo as oportunidades econômicas e sociais que a nova infraestrutura trará.
Histórico do projeto
A ideia de uma ligação terrestre entre Salvador e a Ilha de Itaparica remonta a 1967. No entanto, foi apenas em 2009, durante o governo de Jaques Wagner, que o projeto ganhou forma concreta.
Após a licitação em 2019 e a assinatura do contrato em 2020, o projeto enfrentou diversos desafios até alcançar o estágio atual de execução.
Para especialistas, a Ponte Salvador-Itaparica representa um marco significativo para a infraestrutura e o desenvolvimento socioeconômico da Bahia.
Com investimentos robustos, geração expressiva de empregos e a promessa de transformar a dinâmica regional, a obra avança para se tornar uma realidade que beneficiará milhões de baianos nos próximos anos.
FONTE: CLICK PETROLEO E GAS