×
Simulado

Mestres e Senseis de Artes Marciais se Reúnem no Solar do Barão de Suassuhy para Discutir Criação de Academia de Ciências e Filosofia das Artes Marciais

Um encontro marcado pela união de diferentes tradições marciais e pelo desejo de promover o engrandecimento pessoal e físico do ser humano reuniu, no Solar do Barão de Suassuhy, mestres e senseis de Congado, Jiu-Jitsu, Muay-thai, Karaté, Krav-Maga e Taekwondo. O objetivo do evento foi conhecer mais sobre o conceito cultural e científico de uma Academia, com foco na criação de uma entidade inédita na região: a Academia de Ciências e Filosofia das Artes Marciais de Conselheiro Lafaiete.

A reunião contou com a presença de quase 50 pessoas, demonstrando o engajamento da comunidade marcial de Conselheiro Lafaiete e o interesse em unir esforços para um bem comum. A Acadêmica Fundadora e vice-presidente da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette (ACLCL), Márcia Carreira, e o Presidente da ACLCL, Moises Mota, apresentaram a história da entidade, seu papel na sociedade, objetivos e modo de trabalho.

Em sua fala, Moises Mota destacou o conceito de Academia, remontando à escola fundada por Platão por volta de 387 a.C., nos jardins do Herói Academus. Ele ressaltou que, assim como Platão e seus discípulos buscavam a sabedoria em meio a caminhadas filosóficas, a proposta da nova Academia de Ciências e Filosofia das Artes Marciais é criar um espaço de reflexão, valorização e união das tradições marciais, promovendo o resgate histórico e a formação de uma nova geração de praticantes.

O Sensei Robson, idealizador do projeto, enfatizou a importância da entidade para congregar as diferentes modalidades e escolas de artes marciais. Segundo ele, a iniciativa é pioneira não apenas na região, mas em todo o Brasil. “A ideia é valorizar aqueles que vieram antes de nós, que fizeram um bom papel e se tornaram referências para os atuais praticantes. Queremos resgatar essa história e fortalecer o movimento em nossa cidade”, afirmou.

O Vereador Oswaldo, representando o Legislativo municipal, manifestou total apoio ao projeto e destacou o interesse em somar forças para a criação da nova entidade. O Secretário de Cultura, Alex Gomes, representando o Prefeito Leandro Chagas, reforçou a importância da consolidação e registro da entidade para garantir o apoio efetivo do Executivo.

Todos os participantes demonstraram entusiasmo com a proposta, que visa não apenas unir as diferentes modalidades marciais, mas também promover o desenvolvimento pessoal e físico dos praticantes. Uma nova reunião está marcada para o próximo mês, quando serão discutidos os próximos passos para a consolidação da Academia de Ciências e Filosofia das Artes Marciais.

O evento no Solar do Barão de Suassuhy marcou um importante passo para a valorização das artes marciais em Conselheiro Lafaiete, reforçando o papel dessas práticas na formação humana e no fortalecimento da cultura local.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp