Em Lafaiete varia de acordo com o setor
Não há impedimento para o funcionamento das empresas do comércio de bens e serviços em Lafaiete durante o carnaval 2025. Em relação à segunda-feira, 03, está prevista na CCT a folga pelo dia do Comerciário, mas é possível conceder em até 90(noventa) dias depois.
Diante disse o SINDCOMERCIO CL, realizou pesquisa para identificar e divulgar o funcionamento no período, orientando clientes e empresários.
O Resultado da pesquisa mostrou que prevalece o costume, para a grande maioria das empresas do comércio em geral, de não funcionar na 2a. e 3a. feira, voltando a abrir na quarta-feira de cinzas às 12h, ao contrário das empresas de gêneros alimentícios, farmácias e outras, que deverão funcionar em todos os dias.
Assim, nos dias 03, 04 e 05 de março, estarão funcionando as farmácias, e o segmento de gêneros alimentícios, como açougues, varejões e supermercados, podendo, contudo, ocorrerem variações de horário, que devem ser verificadas em cada estabelecimento.
Dessa forma, não funcionando no período, poderá a empresa realizar a compensação de horas, por meio do banco de horas, previsto na Convenção Coletiva de Trabalho. Importante ainda que os clientes antecipem as compras de itens não disponíveis nos estabelecimentos que estarão fechados durante o carnavalEm Lafaiete, não há impedimento para o funcionamento do comércio durante o Carnaval 2025, mas os horários e a operação variam conforme o setor. Segundo informações do SINDCOMERCIO CL, embora as empresas possam manter suas atividades, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) prevê a folga do Dia do Comerciário na segunda-feira, 03 de março, com a possibilidade de compensação desse dia em até 90 dias.
Pesquisa realizada pelo sindicato revelou que a grande maioria das empresas do comércio geral opta por fechar na segunda e terça-feira, retomando as atividades na quarta-feira de cinzas, a partir das 12h. Em contrapartida, estabelecimentos do setor de gêneros alimentícios, farmácias, açougues, varejos e supermercados devem funcionar normalmente durante todo o período carnavalesco, embora com possíveis variações de horário que precisam ser confirmadas diretamente em cada estabelecimento.
Para as empresas que não operarão no período, a compensação das horas não trabalhadas poderá ser realizada por meio do banco de horas, conforme previsto na CCT. O SINDCOMERCIO CL também orienta os consumidores a anteciparem as compras de produtos que possam não estar disponíveis durante o Carnaval, garantindo o acesso aos itens essenciais.
