O incentivo à inovação tecnológica é uma das pautas da gestão municipal e, por isso, a prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, vem reconstruindo o relacionamento com as instituições de ensino e pesquisa da cidade, para criar ações em conjunto.
Dessa forma, nesta segunda-feira, 24, a equipe da secretaria e o prefeito Anderson Cabido estiveram no Campus Alto Paraopeba da UFSJ para uma reunião com o Reitor da universidade, Professor Marcelo Pereira de Andrade, e a Pró-Reitora de Ensino e Graduação, Professora Rejane Correa da Rocha, além do diretor da divisão de prefeitura do CAP, Professor Cláudio Alexandre Pinto Tavares.
Durante a reunião, a secretária Rina Dutra apresentou as expectativas da pasta, com destaque para a construção do Parque Tecnológico de Congonhas, ação que irá reunir esforços da gestão municipal, das instituições federais de ensino (IFMG e UFSJ) e da iniciativa privada para a execução de programas e projetos em conjunto de promoção da ciência, tecnologia e inovação em toda a região.
O Professor Cláudio Tavares, diretor da divisão da prefeitura do Campus Alto Paraopeba, levantou também as demandas da universidade, entre elas, as dificuldades de permanência dos alunos na instituição, destacando o alto valor dos alugueis na região. Em resposta a essas dificuldades, Anderson apontou a proposta de construção das moradias estudantis dentro do Parque Tecnológico, como uma estratégia de longo prazo para o fomento ao desenvolvimento tecnológico.

Marcelo Andrade, Reitor da UFSJ, manifestou sua visão positiva da aproximação entre a gestão municipal e a universidade: “vejo com muito otimismo a reunião de hoje e também como extremamente positiva a criação da secretaria; é um caminho de mão dupla: a universidade contribuindo não só com o município, mas também com o desenvolvimento de toda região e, em contrapartida, a própria prefeitura também podendo contribuir com a universidade no desenvolvimento de seus projetos”.
Na oportunidade, a gestão municipal e a universidade assinaram juntas uma proposta para a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento acadêmico de grande relevância, no município de Congonhas, como uma forma de levar a UFSJ para a cidade e, principalmente, para despertar o interesse dos jovens congonhenses pela graduação.
No momento do encontro com os docentes da UFSJ, Anderson falou sobre a necessidade de diversificação da economia e como a ciência, a tecnologia e a inovação podem contribuir para alcançar esse objetivo a longo prazo. Os professores manifestaram também as suas demandas e as principais carências da comunidade acadêmica. Rina ressaltou que a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação será um elo entre a academia e a prefeitura, com o objetivo de criar soluções conjuntas para favorecer o fortalecimento e o desenvolvimento sustentável. “Essa aproximação entre a prefeitura e a universidade permite a associação entre a ciência, a tecnologia e a inovação e as políticas públicas almejadas pelo município; hoje aqui iniciamos as tratativas que facilitarão essa comunicação”, reforçou.