×

Prefeitura de Conceição do Mato Dentro realiza entrega das obras de restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida no Distrito de Córregos

Obras de restauração histórica e cultural marca o sábado em Córregos

O Distrito de Córregos, localizado no município de Conceição do Mato Dentro, celebrou um marco significativo na preservação de sua história e cultura: a entrega das obras de restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida. Este momento especial contou com a presença do Prefeito Municipal Otacílio Neto, do Secretário de Cultura do Estado de MG, Leônidas Oliveira, do Secretário de Governo do Estado de MG , Marcelo Aro, do presidente do IEPHA, João Paulo Martins, do Padre Bruno, secretários municipais e uma vibrante comunidade que compartilhou alegria, fé e história.

A Igreja Matriz, um valioso patrimônio arquitetônico datado de antes de 1722, destaca-se pela sua estrutura autônoma de madeira e adobe, além de adornos artísticos inestimáveis, como as pinturas do renomado artista Gonçalves Francisco Xavier. Os registros da atuação da igreja na região remontam a 1745 e 1748, em documentos arquivados no Santuário de Bom Jesus do Matozinhos, na sede de Conceição do Mato Dentro, solidificando sua importância na vida dos moradores de Córregos.

Situada no Núcleo Histórico de Córregos, a igreja é um marco arquitetônico de grande valor cultural e artístico, reconhecido pelo IEPHA-MG com seu tombamento em 1985.

As intervenções de restauração iniciadas em 2022 envolveram a recuperação estrutural do edifício, abrangendo alvenarias, esquadrias, cobertura, forros e pisos. Além disso, foram modernizadas as instalações elétricas e hidrossanitárias, os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, prevenção e combate a incêndios, sonorização, alarme contra intrusão e drenagem. A intervenção também incluiu a restauração de elementos artísticos de grande valor, como o altar-mor, as pinturas parietais e o forro da capela-mor, o arco cruzeiro, os altares colaterais e os altares das capelas laterais, além do lavabo, painel do órgão, pia batismal e púlpito.

Durante os trabalhos, a remoção das camadas mais recentes de pintura revelou a decoração original, atribuída ao renomado artista Gonçalves Francisco Xavier, que foi cuidadosamente restaurada.

Esta obra foi viabilizada pela Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, com recursos do Termo de Compromisso firmado entre o IEPHA-MG e a empresa Anglo American Minério de Ferro S.A., conforme condicionantes ambientais estabelecidas nas Licenças de Instalação e Operação do empreendimento “Sistema Minas-Rio”, que contribuíram para a valorização do patrimônio
 
O evento de entrega foi mais que uma cerimônia, foi uma celebração da fé e da identidade cultural da comunidade. A Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida não é apenas um edifício: é um símbolo de esperança e tradição que seguirá a iluminar as gerações futuras.

O Prefeito Otacílio Neto fala da honra de entregar à comunidade de Córregos essa igreja histórica. “Com muita fé, carinho e devoção que estamos em Córregos, junto da comunidade, para celebrarmos a entrega da restauração da nossa querida Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, um verdadeiro símbolo de nossa história e identidade. Esta capela, que já testemunhou séculos de fé e dedicação, é mais do que uma construção; é o coração pulsante de nossa comunidade, um espaço onde nossas tradições se entrelaçam com a história. A restauração não só preserva a beleza de nosso patrimônio, mas também assegura que futuras gerações possam vivenciar a espiritualidade e a cultura que aqui floresceram. Além disso, esta obra é um impulso significativo para a cultura e turismo de Conceição do Mato Dentro. A valorização de nossa história atrai visitantes que desejam conhecer de perto a riqueza cultural da nossa região. Com isso, estimulamos a economia local, criamos novas oportunidades e fortalecemos o laço entre nossos moradores e a história que nos une.
Agradeço a nossa Secretária de Cultura, Júlia Santana e todos os servidores que organizaram e dedicaram para hoje estarmos aqui e a todos os envolvidos neste projeto, especialmente ao IEPHA-MG e à Anglo American, pela parceria e comprometimento em preservar o que é nosso. Obrigado pela presença marcante dos Secretários do Estado de MG, Leônidas Oliveira na Cultura e Marcelo Aro no Governo, que vieram prestigiar este marco de fé na história da nossa cidade e de nossa Minas Gerais, e a todos os presentes. Que a reforma desta igreja não seja apenas um momento de celebração, mas um convite a todos para que se unam a nós na valorização da cultura e na construção contínua de uma Conceição do Mato Dentro ainda mais rica e vibrante”, relata Otacílio.

História de Córregos

Localizado há 30 km de Conceição do Mato Dentro (MG), no coração do Estado, o povoado de Nossa Senhora Aparecida de Córregos é considerado o berço mais antigo do município, com suas raízes fincadas em 1702, quando bandeirantes desbravaram estas terras em busca de riquezas. O distrito destacou-se como um vibrante núcleo de mineração, com seus habitantes se dedicando à exploração de ouro e diamantes nas águas locais, utilizando técnicas inovadoras da época, como o curioso processo de desvio do rio Santo Antônio. Esse método de desmonte, que envolvia aquecer as rochas com lenha e submetê-las a choques de água, deixou impressões profundas na paisagem, criando escavações que lembram canyons artificiais.

Com o tempo, Córregos se transformou em um lugar onde tradições e histórias se entrelaçam. O casario colonial, distribuído em torno de uma pequena praça e duas ruas, preserva a arquitetura simples, mas cheia de vida, com sobrado da praça Matriz se destacando como um marco histórico. A formalização do distrito ocorreu apenas em 8 de junho de 1858, e em 1911, o nome foi simplificado para Córregos.

Com uma população estimada de 432 habitantes a economia do distrito é sustentada pela agropecuária, com um foco crescente na produção de frutas, impulsionada pela Associação Vida Nova para Córregos (Vinocor). Os costumes locais permanecem vigorosos, refletindo um rico calendário festivo religioso que comemora as festas do Divino, de São Sebastião, Nossa Senhora do Rosário e a padroeira Nossa Senhora Aparecida.

Córregos também se destaca como um importante ponto turístico, parte integrante da Estrada Real, atraindo visitantes que buscam vivenciar a história e cultura autêntica de Minas Gerais. As áreas de lazer, como o encantador rio Santo Antônio, e as festividades com a tradicional banda de música de Córregos, oferecem aos turistas uma experiência única e envolvente.

Enquanto os tradicionais hábitos do povo de Córregos permanecem firmes, a perspectiva de um futuro promissor se reafirma com o incremento do turismo, o que poderá trazer novas oportunidades de desenvolvimento e enriquecer a cultura local. Córregos é, na verdade, um verdadeiro tesouro de Minas, onde a história e a tradição estão sempre presentes, esperando para serem descobertas e celebradas.

Por Lilian Gonçalves

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp