×

Memória e emoção: lançado o projeto Viola e Violeiros de Queluz e a Inauguração do Espaço Cultural José Robert e de projeto de valorização da cultura violeira

Um momento histórico e emocionante marcou a tarde deste sábado, 05/04, em Conselheiro Lafaiete (MG). Foi inaugurado o Espaço Cultural José Robert e lançado o projeto Violas e Violeiros de Queluz, uma iniciativa que resgata e valoriza um dos mais importantes patrimônios culturais da região: a tradição da viola de queluz e da música de raiz. O espaço funciona na Rua Duque de Caxias, 881/loja 11- Chapadão Center.

De autoria do empresário e produtor cultural Reinaldo Meirelles, o projeto foi idealizado em 2017 e agora ganha vida em um espaço moderno, amplo e acolhedor — pensado para ser um verdadeiro centro de cultura e arte em Lafaiete. O evento de inauguração foi marcado por emoção e contou com um cerimonial conduzido pela historiadora e professora Mauricéia Maia, além da presença de familiares, amigos, agentes culturais, músicos e da vereadora Simone do Carmo.
O espaço homenageia o mestre luthier José Robert Meirelles, que dedicou sua vida à arte de fabricar violas e cuja memória permanece viva por meio do projeto. Sua esposa, Alcione Meirelles e sua filha Larissa estiveram presentes no evento e foram homenageadas em clima de profunda gratidão e carinho.
O projeto é uma realização do Ministério da Cultura (Lei Rouanet) e Reinaldo Meireles Consultoria com patrocínio da J.Mendes, reforçando o compromisso com a preservação e a promoção da cultura mineira.
A iniciativa ofertará aulas gratuitas de saber fazer viola — a tradicional técnica de luteria — e também de aulas de música, voltadas ao saber tocar viola, com inicio esta semana.
A proposta é que essa semente floresça em outros espaços e cidades da região, promovendo a difusão do conhecimento, da cultura popular e da identidade violeira de Queluz. “Mais do que uma homenagem, o Espaço Cultural José Robert é um compromisso com o futuro: preservar o passado, formar novos talentos e fortalecer o vínculo da comunidade com suas raízes culturais.”- afirmou o idealizador do projeto Reinaldo Meireles.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp