O Museu de Congonhas, mais uma vez reafirmando seu compromisso como espaço democrático de valorização da cultura e da literatura, recebe no próximo dia 30 de abril, às 19h, o lançamento do livro Fábrica de Ilusões, do escritor mineiro Aguinaldo Tadeu.
Publicado pela Editora Calêndula, Fábrica de Ilusões é o nono livro do autor, já reconhecido por suas obras que transitam entre romances históricos, contos, literatura infantil e poesia. Nesta nova publicação, Aguinaldo apresenta uma coletânea de 45 crônicas, resultado de mais de duas décadas de observação sensível do cotidiano, com textos publicados em jornais, revistas e na internet.
Aguinaldo Tadeu é formado em História, mestre em Comunicação e autor de oito outros livros. Fundador e primeiro presidente da Academia de Ciências, Letras e Artes de Congonhas (Aclac), também é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas (IHGC).
Reconhecido também como contador de estórias e palestrante sobre literatura e cultura mineira, já se apresentou em diversas regiões do Brasil, incluindo Brasília, Goiás, Minas, Piauí e Amazonas, levando sua sensibilidade e olhar atento ao cotidiano para públicos diversos.

Com uma escrita leve, crítica e cheia de humanidade, o autor costura suas crônicas com retalhos do dia a dia: os encontros nos vagões do metrô, nas praças, nos ambientes de trabalho – sempre atento às pequenas grandes histórias que nos cercam. São textos que, como define o editor Luiz Eduardo de Carvalho, transformam “o efêmero em eternidade”, por meio de uma linguagem clara, sensível e universal.
O evento é aberto ao público e representa mais uma oportunidade para que leitores, escritores e amantes da cultura possam celebrar a literatura em um dos espaços mais emblemáticos de Congonhas.