A economia de Franca receberá um reforço expressivo nos próximos dias com a antecipação do 13º salário para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS. De acordo com estimativa do IE-Acif (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca), somente a primeira parcela do benefício deve injetar R$ 65,2 milhões na cidade entre os dias 24 de abril e 8 de maio.
Cerca de 74 mil pessoas serão contempladas com o pagamento escalonado, que varia conforme o dígito final do NIS (Número de Inscrição Social) e o valor do benefício. Aqueles que recebem um salário mínimo serão os primeiros a ter acesso aos valores.
Consumo otimista com mercado aquecido
Segundo o economista Rodrigo Souza, responsável pelo IE-Acif, o adiantamento do benefício traz impactos positivos imediatos para a economia local. “O recurso é bem-vindo e deve ser utilizado tanto para o pagamento de dívidas quanto para a aquisição de produtos e serviços, incrementando as vendas de diversos setores e, consequentemente, potencializando a economia da nossa cidade”, afirma.
Além das compras no comércio tradicional, a expectativa é de que o dinheiro circule também nos bairros, no setor informal e no pagamento de contas em atraso, o que contribui para reduzir a inadimplência em Franca.
O IE-Acif também aponta que o pagamento do 13º salário em 2024 registrou um aumento de 17% em comparação ao ano anterior, resultado de uma massa salarial maior e da expansão do número de trabalhadores formalmente empregados. Franca conta atualmente com 100 mil pessoas com carteira assinada, sendo que 41% atuam no setor de Serviços, responsável pelos maiores salários da cidade.
Esse cenário cria expectativas otimistas para o consumo local, não apenas com o adiantamento do 13º do INSS, mas também no decorrer do ano, com a economia aquecida pelo fortalecimento do mercado de trabalho.
Calendário e consulta
A segunda parcela do 13º será paga no fim de maio e começo de junho, também conforme o número final do NIS. Os beneficiários podem consultar os valores e as datas exatas através do aplicativo Meu INSS, pelo site oficial ou ainda pelo telefone 135.
O estudo foi realizado com base em dados da RAIS e do Novo CAGED, analisados pelo IE-Acif a partir de modelos econométricos de séries temporais. A instituição reforça a importância de considerar esses números como ferramenta para entender os impactos da renda local no desenvolvimento econômico da cidade.
FONTE: DIÁRIO DO COMÉRCIO