×

Instituto Teo Laborne prepara o lançamento do projeto Alfabetização Aquática

O projeto, aprovado na Lei do Esporte, oferta aulas de natação para diminuir as mortes por afogamento

O afogamento é um problema de saúde pública sério e silencioso. Atrai pouca atenção da mídia, mas entrega dados alarmantes. De acordo com a Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), o afogamento foi a causa de mais de 2,5 milhões de mortes na última década, sendo que 90% dessas mortes ocorre em países de baixa e média renda, como o Brasil, que tem uma vítima fatal de afogamento a cada 90 minutos. O afogamento é a primeira causa de morte de crianças de 1 a 4 anos e a segunda de crianças de 5 a 9 anos Quando descobriu a gravidade desses dados, o mineiro Teo Laborne, ex-atleta de natação, campeão e recordista mundial, não pensou duas vezes e se mobilizou a atuar na causa, abrindo o Instituto Teo Laborne, em 2021. Um dos projetos do Instituto, chamado Alfabetização Aquática será iniciado ainda no primeiro semestre de 2025, na cidade de Congonhas, em Minas Gerais.

O projeto tem como objetivo oferecer a prática esportiva de natação como ferramenta de inclusão social, qualidade de vida e saúde. As aulas seguem a sequência lógica do processo pedagógico de natação, indo das atividades simples para as mais complexas. Para os iniciantes o foco será na adaptação ao meio líquido, por isso o nome provocativo do projeto.

O Instituto já firmou parceria com a Prefeitura de Congonhas, em especial as Secretarias de Educação e de Esportes. O foco do projeto será nos alunos da rede municipal, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade. As aulas acontecerão no Parque Ecológico da Cachoeira, que conta com 10 piscinas, aquecidas. O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte, por meio de patrocínio feito pela NTS – Nova Transportadora do Sudeste.

O projeto está na etapa de planejamento, finalizando os últimos detalhes antes de iniciar as aulas. No dia 23 de abril o Instituto abriu o processo seletivo para contratação dos profissionais regionais. Existem vagas para Coordenador Técnico, Professor de Natação, Estagiário de Educação Física, Assistente Social e Guarda Vidas. Em breve as escolas municipais iniciarão o processo de inscrição dos alunos.

Quem tiver o interesse em saber mais sobre o projeto, sobre o processo seletivo ou sobre as inscrições dos alunos deve visitar o Instagram do Instituto (www.instagram.com/instituto.teo.laborne) ou entrar em contato por e-mail ([email protected]).

Sobre o presidente do Instituto

Teo Laborne é dirigente esportivo, palestrante, músico, escritor. Mineiro de Belo Horizonte, casado, tem dois filhos.

Como atleta, foi campeão pan-americano em Cuba (1991), finalista olímpico em Barcelona (1992), campeão e recordista mundial na Espanha (1993), bronze no Mundial de Roma (1994). Como gestor, foi Superintendente de Esportes do Estado de Minas Gerais e Gerente de Natação do Minas Tênis Clube, onde foi eleito o melhor dirigente de natação do Brasil (2018). Lançou o seu livro autobiográfico “Tudo ou Nada” em 2021 e fundou a ECO: Ecossistema Cooperativo em 2023, empresa destinada a ajudar pessoas e empresas a alcançarem o que Laborne chama de Alta Performance Cooperativa, metodologia que conecta performance à saúde mental.

O livro TUDO OU NADA

Quando criança, Laborne era um garoto desengonçado. Após um tumor em sua perna, quase teve sua perna amputada. Isso não o deteve em seu caminho de ser nadador da elite esportiva brasileira, duas vezes recordista mundial. Sua carreira como gestor deu continuidade a seus feitos como atleta, sendo eleito o melhor dirigente do Brasil (2018). As únicas medalhas da natação do Brasil nas olimpíadas de Tóquio (2020/2021) vieram de seu trabalho à frente do Minas Tênis Clube.

O livro autobiográfico, escrito por Teo e Edvaldo Pereira Lima, conta uma história que segue o padrão universal da Jornada do Herói, mas na sua dimensão individual, de ser humano que parte em busca de si mesmo. A narrativa pega o leitor pela mão e o coloca ao lado de Teo na água, vivendo a tensão do atleta. Mas Laborne nada contra a corrente. O livro trata de valores, como o egocídio e a alta performance para a vida. Porque muito mais importante do que ser campeão do esporte é ser campeão da vida.
Curiosidades (para subsidiar entrevistas ou aprofundamentos, quando necessário) Como todo bom contador de histórias, Teo coleciona momentos marcantes em sua história:

  • Teve um cisto ósseo aneurismático (uma espécie de câncer) por duas vezes em sua perna direita, que quase levou a uma amputação;
  • Teve uma relação conturbada com seu pai. Após ganhar suas primeiras medalhas recebeu um esculacho do “Seu Ferreira”: “Enquanto você ganhar essas medalhinhas você não precisa nem me mostrar. Quando você ganhar algo realmente importante você volta aqui”. Teo teve que quebrar o recorde mundial por duas vezes para ganhar o reconhecimento de seu pai;
  • Conquistou vaga para as Olimpíadas de Barcelona (1992) por apenas 2 centésimos e justamente após uma bronca de sua mãe;
  • Conheceu Nelson Mandela e Fidel Castro de maneiras inusitadas;
  • A partir de um sonho, mobilizou atletas, comissões técnicas e a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para baterem o primeiro recorde mundial da natação brasileira por equipes;
  • Teo leva a cooperação no sangue, sendo que seus melhores tempos na água sempre foram dentro de uma equipe e não em performance individual;
  • Foi escolhido como baterista da turnê sulamericana de Eric Martin (vocalista da banda Mr. Big) por meio de uma audição à distância;
  • Criou o Instituto Teo Laborne com o objetivo de diminuir as mortes por afogamento, causa de óbito de um brasileiro a cada 90 minutos;
  • Fundou a ECO, primeira empresa especializada em cooperação.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp