Empreendedores vão apresentar seus pratos nos dias 1º a 4 de maio, no estacionamento do Centro de Convenções da UFOP
Por Aline Reis
O Sebrae Minas está apoiando um grupo de 12 empresários do segmento de alimentação fora do lar, como bares, restaurantes, cafeterias e hamburguerias para participarem do Festival Gastronômico de Ouro Preto, de 1º a 4 de maio. Com o tema ‘Minas recebe os sabores do Brasil’, o evento vai trazer a riqueza culinária de diferentes estados, promovendo um intercâmbio de sabores, técnicas e histórias, além de proporcionar às empresas maior capacidade de geração de negócios e atração de novos clientes. As inscrições devem ser realizadas no site oficial do evento.
As capacitações dos empreendedores estão sendo conduzidas pelo chef consultor do Sebrae Minas Felipe Leroy. Por meio do Programa Prepara Gastronomia – iniciativa do Sebrae Minas para promover a gastronomia mineira e capacitar proprietários de negócios do setor -, serão realizadas consultorias para o desenvolvimento dos pratos feitos a partir da curadoria do chef para o festival. Leroy também estará presente no encerramento do evento na Cozinha Show, no dia 4 de maio, para apresentar os resultados dos negócios participantes, e realizar um workshop com o preparo de uma receita típica da gastronomia local.
O analista do Sebrae Minas Aristides Araújo explica que é a primeira participação da entidade no festival e ressalta que contribuir para o sucesso do evento em Ouro Preto reforça a missão da instituição de apoiar o desenvolvimento sustentável e a inovação nos pequenos negócios, estimulando a transformação econômica da região. “As capacitações vão ajudar os empresários a melhorarem seus processos e desenvolverem pratos para participar do festival. Além disso, terão a chance de entender as oportunidades de acesso a mercados por meio da participação em festivais. Vão trabalhar as melhorias no atendimento, técnicas de vendas, regulamento, segurança alimentar, fotografia e valorização de fornecedores”, afirma.
Capacitados para atender melhor
Com grande volume de pessoas circulando ao longo dos quatro dias, os negócios precisam se planejar em aspectos como tamanho das porções, definição dos pratos que privilegiam as vocações culturais da região, identidade geográfica local e cuidado sanitário. “Os pratos foram escolhidos de maneira que permitam uma preparação antecipada, como bom armazenamento pensando na conservação para, caso não sejam todos comercializados, eles possam aproveitá-los ao longo da semana. Pensamos também no custo para que tenham competitividade na venda, além de oferecer cada vez mais alimentos gostosos, regionais e democráticos aos participantes do Festival”, esclarece o chef.
A empreendedora Bruna Marques, do Restaurante Parrilla – self-service especializado em churrasco e cortes premium -, é um dos negócios participantes das capacitações. Para o festival, irá apresentar três pratos: costela desfiada a moda gaúcha; croquete de cupim recheado com queijo Minas; e Pulled Pork – porco defumado e desfiado. Animada com o festival, ela destaca que as capacitações ajudam a desenvolver habilidades para a gestão, operação e atendimento ao cliente. “A aplicação no negócio envolve a implementação de técnicas aprendidas, como controle de custos, precificação, treinamento de equipe e desenvolvimento de cardápios para maior lucratividade”, reforça a empreendedora.
O Festival Gastronômico de Ouro Preto
Em sua terceira edição, o evento foi criado para celebrar a culinária mineira e impulsionar os pequenos negócios locais, especialmente, aqueles voltados para a alimentação fora do lar. Organizado por produtores locais de Ouro Preto, com apoio da Prefeitura e Câmara Municipal, o festival se tornou um marco no calendário da cidade, promovendo o turismo gastronômico e a diversificação econômica da região.
Nas edições anteriores, o evento reuniu milhares de pessoas proporcionando encontros entre chefs, produtores, empreendedores e amantes da gastronomia. A edição de 2025 traz grandes profissionais, restaurantes renomados e uma variedade de sabores em um cenário histórico. Além da gastronomia, a programação conta com shows ao vivo, danças típicas e exposições de artesanato. “O apoio do Sebrae tem sido fundamental. É bonito demais ver os empreendedores locais com este suporte e sendo capacitados para mostrarem seus talentos. Isso fortalece o festival, movimenta a economia criativa e ajuda a construir, juntos, o evento que Ouro Preto merece”, destaca o organizador do Festival Gastronômico de Ouro Preto Artur Faier.
–
3º Festival Gastronômico de Ouro Preto
Data: 1º a 4 de maio
Horário: 11h às 23h
Local: Estacionamento do Centro de Convenções UFOP – Rua Diogo de Vasconcelos
Mais informações e inscrições: neste link
ENTRADA GRATUITA
FONTE: AGENCIA SEBRAE