O Ministério da Agricultura e Pecuária se manifestou sobre o caso, anunciado nesta sexta (16)
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou nesta sexta-feira (16) que detectou o vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja de aves comerciais. Trata-se do primeiro foco de IAAP detectado em sistema de avicultura comercial no Brasil.
A circulação do vírus foi confirmada em um matrizeiro no município de Montenegro (RS). O IAAP já havia sido detectada na Ásia, África e no norte da Europa.
Riscos
O consumo de carne de aves e ovos não transmite a doença para humanos, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, que reforçou não haver qualquer restrição ao consumo.
A pasta também informou que o risco de infecção humana pelo vírus da gripe aviária é baixo, afetando principalmente tratadores ou profissionais que têm contato direto e frequente com aves infectadas, vivas ou mortas.
As medidas de contenção e erradicação previstas no Plano Nacional de Contingência já foram iniciadas, segundo a pasta. As ações têm como objetivo não apenas eliminar a doença, mas também preservar a capacidade produtiva do setor.
FONTE: ITATIAIA