Stellantis trabalha na extensão de vida da plataforma Small Wide e não vai usar base de Peugeot no novo Jeep Compass
Os trabalhos da Jeep para a terceira geração do Compass no Brasil já começaram. Contudo, o modelo não terá relações com o SUV europeu mostrado há alguns meses. Conforme antecipado pelo Auto+, o nosso Jeep Compass 2028 será um produto único e que manterá plataforma atual.
Essa desunião entre os Jeep Compass se deve a alguns fatores. Primeiro que o modelo europeu é feito sob a base STLA Mediu, vulgo EMP2, a usada pelos carros de médio porte da Peugeot. Ela foi desenvolvida priorizando a eletrificação, não contando com opção de abrigar motores maiores do que 1.6 e sem opção de tração 4×4 com eixo cardã.
O segundo problema se deu por conta dos altos custos do projeto do Compass Euro-Spec. Ele é um carro substancialmente maior e mais refinado, o que barrou o modelo para as Américas. Ou seja, nem mesmo os EUA receberá o modelo de nova geração pensado para os europeus.

Como o Brasil tem um centro de desenvolvimento e engenharia forte, além de ter obtido sucesso com o Jeep Compass de segunda geração, o projeto tem sido tocado em Betim sob supervisão dos EUA. Por isso, para reduzir os custos, a Stellantis optou por prolongar a vida da plataforma Small Wide.
E essa decisão é bem inteligente, visto que o Commander está no começo de vida, assim como a Ram Rampage. Além disso, o grupo investiu uma quantia muito alta para possibilitar a eletrificação dessa plataforma com motores híbridos (HEV e PHEV), além de um sistema semi-híbrido (MHEV). Mudar de base agora, seria jogar dinheiro fora.

Jeep J3U – o futuro do Compass brasileiro
Internamente chamado de Jeep J3U. o projeto do Compass de nova geração será inspirado visualmente no europeu. A marca terá um carro maior, mais quadrado e moderno. Contudo, elementos como as lanternas interligadas com desenho em X serão eliminadas. Isso porque a Stellantis não quer dar a ele uma cara de Renegadão.
A parte interna ficará mais sofisticada, com materiais macios ao toque por todos os cantos e uma central multimídia com tela maior. Alguns botões serão eliminados, mas a marca vai continuar a usar comandos físicos para o ar-condicionado e para o volume no Jeep Compass 2028.

Novos motores para o Compass
O Compass brasileiro de terceira geração terá versões com motor 1.3 T270 quatro cilindros turbo flex e 2.0 quatro cilindros turbo flex (hoje esse motor é só a gasolina). O 1.3, além da variante a combustão padrão, terá versões MHEV e PHEV, todas elas desenvolvidas para a plataforma Small Wide. Além disso, há possibilidade de uma versão HEV.
O Compass 1.3 turbo flex ganha motor elétrico que não movimenta as rodas e só reduz o consumo, não podendo ser chamado de híbrido de verdade. O Compass 2028 MEHV terá transmissão automatizada de dupla embreagem e sistema elétrico de 48V, sendo possível desligar o motor em movimento para economizar combustível.
![Plataforma Small Wide 4x4 com sistema PHEV [divulgação] compass j3u](https://uploads.automaistv.com.br/2025/05/PlataformaBio-HybridPlug-in1_edited.webp)
Por fim, o sistema 4xe será nacionalizado usando o motor 1.3 turbo com um motor elétrico na traseira. A ideia é que o sistema esteja em mais versões e que as baterias durem muito mais do que no modelo atual, que tem autonomia muito baixa. Os três conjuntos eletrificados também serão usados em Renegade, Commander, Toro e Rampage.
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FONTE: AUTO MAIS TV